Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O projeto Meses Coloridos entregou na manhã dessa sexta-feira (28/6) para os pacientes e acompanhantes do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp o material informativo do Hemocentro da Unicamp sobre doação de sangue. A ação faz parte da campanha Junho Vermelho com o tema “Quem doa sangue é medalhista de ouro”, que tem como inspiração as Olimpíadas de Paris 2024. O Hemocentro espera atender 7 mil doadores durante o mês, volume necessário para a manutenção dos estoques de sangue.

O projeto Meses Coloridos é uma ação realizada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Faculdade de Enfermagem (FEnf) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). O objetivo do projeto é desenvolver campanhas de conscientização em saúde, associando cada mês a uma cor representativa de uma causa específica, a fim de promover a educação, prevenção e sensibilização da comunidade sobre questões de saúde. O projeto foi aprovado pela ProEC com uma verba total de custeio de R$ 35 mil até março de 2026.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar autorização assinada pelo responsável legal aos postos fixos, ou estarem acompanhados de um adulto nas coletas móveis), estar em boas condições de saúde e levar um documento oficial que tenha foto.

Dúvidas sobre requisitos para doar podem ser tiradas no link ou assista o vídeo com a entrevista com o médico hematologista Bruno Benites, do Hemocentro da Unicamp.

Funcionamento dos pontos de coleta

Hemocentro Unicamp: Segunda a sábado, das 7h30 às 15h. Contato: (19) 3521-8705
Posto de coleta Hospital Mário Gatti: Segunda a sábado, das 7h30 às 15h. Contato: (19) 3272-5501
Posto de coleta Hospital Estadual de Sumaré: Segunda a sábado, das 7h30 às 12h. Contato: (19) 3883-8909
Hemonúcleo de Piracicaba: Segunda a sexta, das 7h30 às 13h. Contato: (19) 3422-2019


Leia também:


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti e Antonio Scarpinetti (SEC Unicamp)

Ir para o topo