Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp completa dez anos. Para celebrar essa data e também o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, o NSP fará um evento especial no anfiteatro do HC da Unicamp na terça-feira (17/9) a partir das 14 horas. Veja a programação abaixo.

“Nós, do HC, sempre nos envolvemos nas comemorações e participamos, principalmente, divulgando as boas práticas já instituídas em nosso hospital. E este ano temos um motivo a mais para celebrar, pois o NSP está comemorando 10 anos”, disse a enfermeira Ana Carolina Braz Moitinho, responsável pelo NSP do HC da Unicamp.

Em 26 de julho de 2013 foi publicada a Resolução de Diretoria Colegiada  nº 36 do Ministério da Saúde, que tornou obrigatório a constituição do Núcleo de Segurança do Paciente em instituições de saúde de todo o Brasil.  Em agosto do mesmo ano foi criado no HC Unicamp um grupo de trabalho para instituir o NSP e, em 01 de agosto de 2014, a Superintendência publicou a primeira portaria nomeando os profissionais que fariam parte do Núcleo.

A partir de então, o NSP do HC Unicamp tem atuado para alcançar as metas internacionais para a segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo referência na região de Campinas e para todo o país por meio de suas ações sistematizadas que fortalecem a cultura de segurança no HC.

Desde sua implantação, o NSP aprimorou o sistema de notificação de eventos adversos e esta ação garantiu o nome do HC na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de sustentar a vigilância e monitoramento dos protocolos básicos e complementares para a segurança do paciente com a participação de mais de 160 profissionais atuando nos Times de Segurança.

“Os resultados alcançados ao longo desses dez anos demonstram o compromisso do HC com a segurança do paciente. Continuaremos trabalhando para oferecer um cuidado cada vez mais seguro e de qualidade”, disse Carol.

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Neste Dia Mundial de Segurança do Paciente, o NSP do HC da Unicamp convida a todos para refletirem sobre a importância do diagnóstico seguro e a se juntarem à equipe nessa jornada pela excelência em saúde. O tema desse ano é Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente e o slogan da campanha é Faça certo, torne seguro!

O diagnóstico identifica o problema de saúde de um paciente e é uma chave para acessar o cuidado e o tratamento de que ele precisa. Um erro de diagnóstico é a falha em estabelecer uma explicação correta e oportuna do problema de saúde de um paciente, o que pode incluir diagnósticos atrasados, incorretos ou perdidos, ou uma falha em comunicar essa explicação ao paciente.

Programação NSP

14h – Abertura com apresentação da história do NSP
14h30 – Palestra com o Dr. Roberto Kappobel sobre Segurança no Diagnóstico da Sepse
15h10 – Homenagem aos parceiros do NSP e destaque dos Times de Segurança
15h30 – Encerramento


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: NSP

Ir para o topo