Os médicos-residentes do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Aline Akel, Leonardo Amaro e Lukas Salles alcançaram o primeiro lugar do Game of Residents, disputa entre as melhores residências em Urologia no país. Fábio Franco de Oliveira Júnior, preceptor da Urologia, ficou em segundo lugar na categoria de vídeo na área de urologia feminina com o trabalho sobre cirurgia de sacrocolpopexia videolaparoscópica. A competição aconteceu durante o Congresso Paulista de Urologia (CPU 2024), de 4 a 7 de setembro, em São Paulo.
Oito times competiram em jogos de perguntas e respostas de múltipla escolha e treinamento em estações práticas. Os três integrantes do Hospital de Clínicas (HC) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ganharam troféus, além de inscrições, passagens e hospedagem para o próximo CPU, em 2025.
“É muito motivador para nós saber que nossos residentes têm bom preparo teórico e para o mercado de trabalho”, declara Wagner Matheus, médico do HC da Unicamp e diretor-presidente da seccional paulista da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O CPU é maior congresso de urologia da América Latina. A edição de 2024 reuniu 3.200 participantes do Brasil. O urologista Adriano Fregonesi fez parte da comissão científica do evento e Wagner ministrou uma palestra sobre doenças da próstata, voltada ao público leigo. Entre os temas abordados na programação estiveram endourologia, urooncologia, infertilidade, medicina sexual, disfunção miccional, uropediatria e transplantes.
Matéria originalmente publicada por Karen Menegheti de Moraes no site da FCM Unicamp
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia – SBU/SP