De 04 e 29 de novembro o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebe o projeto Conexões Cultural para estimular a compreensão da diversidade e inclusão, assim como a comunicação assertiva, o atendimento humanizado e inclusivo no ambiente hospitalar, por meio de ações culturais. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura e SRA Produções, por meio da Lei Rouanet, com apoio da ONG ImageMagica e patrocínio da Sanofi.
“Nosso objetivo é humanizar o atendimento, beneficiar os pacientes e estimular profissionais de saúde a refletirem sobre o acolhimento e o respeito às diferenças. Tenho certeza que o projeto Conexões Cultural irá proporcionar tudo isso, além da empatia e da inclusão, que são valores do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp”, diz a assistente social Adriana Renata Ferrari Gasparoni, coordenadora do Serviço Social do HC da Unicamp.
“Passamos mais tempo dentro do hospital do que em casa. Nossos vínculos estão aqui e, no dia a dia, muita coisa acontece. Às vezes, precisamos parar para respirar e dar uma pausa na rotina que nos leva, muitas vezes, ao limite. Ter um momento disruptivo por meio da arte, da cultura, da fotografia e de outros elementos culturais é fundamental para mantermos o equilíbrio físico e emocional, necessários para cuidar de nós e, consequentemente, de nossos pacientes. Esse projeto é muito bem-vindo e terá nosso apoio”, comenta a relações-públicas Tricia Thome, coordenadora do Núcleo de Comunicação do HC da Unicamp.
O projeto será dividido em três grandes atividades culturais que acontecerão durante o mês de novembro no hospital. São elas: gamificação, oficina de fotografia e exposição fotográfica. De acordo com Andreza Portela, coordenadora do Núcleo Educacional na ONG ImageMagica, as atividades culturais são para trazer leveza, criatividade, tirar da rotina, mostrar a pluralidade que conecta pacientes e profissionais que atuam no hospital.
“Através de linguagens artísticas e lúdicas, conseguimos mostrar a diversidade de cada um e como é importante que sejam inclusivos, respeitados e observados. No fim, as intervenções culturais vão ajudar as pessoas a ressignificarem aquele local, porque um hospital também significa vitória, superação, cura e lágrimas de alegria”, explica Andreza.
Gamificação
A gamificação é uma proposta que favorece o engajamento, protagonismo e o trabalho em equipe. Serão desenvolvidos três jogos de tabuleiro para abordar as temáticas de diversidade, inclusão e humanização no ambiente hospitalar. Assim, através do lúdico, trabalha-se a diversidade, a inclusão, o acolhimento, a empatia e a aceitação, possibilitando que os participantes reflitam e debatam, de forma leve e prática, sobre esses assuntos tão importantes.
Oficinas de fotografia
Serão desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com os profissionais do hospital. Nestes encontros, eles serão estimulados a perceber o local por uma outra ótica, com o intuito de resgatar e fortalecer o conhecimento sobre as temáticas como: gênero, etnia, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, entre outros. “A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo de forma diferente”, diz Andreza.
Exposição fotográfica
A produção fotográfica, feita pelos participantes do projeto, será transformada em uma exposição nos corredores da instituição para todas as pessoas que frequentam o local, ampliando o impacto da iniciativa ao levarem a diversidade e inclusão para além das portas do hospital.
Um milhão de diálogos
As atividades de diversidade e inclusão se alinham ao programa Um Milhão de Diálogos, iniciativa global da Sanofi, que visa preencher a lacuna de confiança no sistema de saúde por grupos minorizados, como étnicos, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. Fórmula da diversidade e inclusão através de imagens, palavras e símbolos matemáticos, a atividade dinâmica faz com que os participantes possam compartilhar perspectivas, refletir em equipe para encontrar o atendimento mais inclusivo, humanizado e comprometido com o respeito à diversidade, assim como as relações entre equipe. O resultado é uma fórmula matemática e imagética que desenha o caminho escolhido pelo grupo para chegar até a diversidade e inclusão.
“Sabemos por meio de dados de pesquisa que realizamos recentemente, que populações minorizadas são mais propensas a dizer que tiveram experiências que prejudicaram sua confiança na área de saúde em comparação com as não minorias, por isso esse projeto tem uma imensa relevância como um exemplo de ação prática para ajudar a reverter esse cenário e preencher essa lacuna de confiança”, afirma Neila Lopes, head de Diversidade e Inclusão na Sanofi.
Sobre SRA Produções
SRA Produções é idealizada por Simone Araújo. Formada em Serviço Social pela UNISA e em Administração de Empresas pela Anhembi Morumbi, Simone também é pós-graduanda em Neurociência Aplicada a Educação e com MBA em Gestão de Saúde na USP. Construiu uma vasta experiência em planejamento e coordenação de projetos sociais e culturais e, também, atua na área de captação de recursos para projetos.
Sobre a Sanofi
É empresa global de saúde, movida por um propósito: buscar os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas. Presente em cerca de 100 países, a Sanofi se dedica a transformar a prática da medicina, possibilitando o impossível. Fornece opções de tratamento potencialmente decisivos e proteção vacinal essencial para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que coloca a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de suas ambições.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp