Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Doce ou travessura? Na onda do Halloween, os pequenos pacientes da nefropediatria atendidos no Centro Integrado de Nefrologia (CIN) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp não ficaram de fora. No sábado (2/11), durante o tratamento de hemodiálise, as crianças vieram fantasiadas e curtiram o dia temático. Várias mães e acompanhantes e as equipes médica e de enfermagem aderiram à brincadeira também.

De acordo com Isabella Carvalho Ribeiro, responsável técnica de enfermagem no CIN,  atualmente há nove crianças, entre quatro e 16 anos, em programa de hemodiálise, que realizam de três a cinco sessões de hemodiálise por semana e ficam por quatro horas ligadas às máquinas que substituem a função renal. Essa atividade lúdica de Halloween faz parte da proposta de atendimento humanizado para os pacientes pediátricos do CIN.

“As festas produzem momentos que modificam a relação do tratamento com a dor e sofrimento, levando as crianças a uma realidade de brincadeiras, alegria, amizade e celebração, os benefícios são visíveis e impactam positivamente na vida das crianças, seus familiares e equipe envolvida”, explica Isabela.

O Centro Integrado de Nefrologia (CIN) do HC da Unicamp é referência no atendimento em hemodiálise (HD) pediátrica de Campinas e região. O projeto de humanização no atendimento visa melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pequenos pacientes. Entre os objetivos estão: melhorar as relações e a comunicação, auxiliar na adaptação à doença, promover o ambiente agradável, ter momentos de entusiasmo e integrar a família.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: CIN

Ir para o topo