Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e o azul é a cor escolhida para conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito na população masculina, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou diversas ações durante o Novembro Azul. A equipe da Unidade de Emergência Referenciada (UER) fez camisetas alusivas à campanha e todos se juntaram no dia 27 de novembro no heliponto do hospital para uma foto coletiva, inclusive com outros profissionais do hospital.
Os funcionários do Centro Cirúrgico também aderiram ao Novembro Azul e fizeram uma ação com frases motivacionais sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Toda a equipe médica, cirúrgica, enfermagem e administrativa participaram ativamente dos registros fotográficos durante a última semana do mês de novembro. Entre as frases, uma delas dizia “o diagnóstico precoce preserva seu futuro”.
De acordo com o médico urologista do HC da Unicamp Ubirajara Ferreira, a idade, o histórico familiar e as síndromes metabólicas como obesidade e diabetes aumentam em até 56% os riscos de câncer de próstata. Na fase avançada da doença, diz Ubirajara, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal e dores muito fortes.
“Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco devem procurar um urologista para exames de PSA ou toque retal. Descoberto precocemente, a doença tem 90% de chances de cura”, orientou Ubirajara durante ação do projeto Meses Coloridos no ambulatório de oncologia do HC.
A enfermaria de Ortopedia e Traumatologia do HC da Unicamp também fez um painel para conscientizar pacientes, visitantes e funcionários sobre o aumento de casos de câncer de próstata. A técnica de enfermagem Beatriz Abadia Silva disse que houve também um café da manhã para todos os médicos e funcionários do setor e foram distribuídos cerca de 300 laços azuis para quem passou pelo local no início do mês de novembro. “Foi bem legal. O pessoal adorou e os pacientes tiraram fotos”, relatou Beatriz.
No dia 28 de novembro, o enfermeiro Edson F. Fuim e a técnica de enfermagem Adriane A. Martins, sob a supervisão de Karla Carolina Rinaldi, realizaram cortes de cabelo aos pacientes em internação prolongada ou em situação de vulnerabilidade social nas enfermarias de cirurgia do trauma e ortopedia. Eles deram o nome “A Arte de Cuidar” para essa ação alinhada à campanha Novembro Azul.
De acordo com Adriane, além dos cortes, a equipe aproveitou para orientar os pacientes sobre a importância do autocuidado e da prevenção do câncer de próstata. A iniciativa elevou a autoestima dos pacientes e promoveu a conscientização sobre saúde masculina, incentivando hábitos saudáveis e reforçando que cuidar de si mesmo é essencial.
“Essa ação foi fundamental para mudar a percepção sobre o autocuidado entre os homens, destacando sua importância para uma vida saudável”, disse Adriane, agradecendo a colaboração e apoio Supervisão, Coordenação e da Diretoria de Enfermagem do HC da Unicamp.