A equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e a Amazon Web Services (AWS) apresentaram, no início de novembro, dois projetos que utilizam de Inteligência Artificial (IA) para consolidar dados de prontuários de pacientes e fazer a gestão de documentos: o ConsoLida e o GedAi. A reunião para a apresentação dos produtos aconteceu na superintendência do HC da Unicamp.
“A inteligência artificial não para e nós temos que caminhar juntos. Ela não irá substituir o profissional treinado, mas será um auxílio, um facilitador dentro do hospital. Vamos rodar pequenos pilotos dentro de áreas estratégicas para validar os projetos e, depois, colocaremos em funcionamento de acordo com as melhores práticas assistenciais. Queremos agregar mais valor aos serviços oferecidos pelo HC aos nossos pacientes”, destaca Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.
O ConsoLida usa a IA para reunir informações clínicas de pacientes atendidos no complexo Unicamp integrando os diversos sistemas de informações, AGHUse, Intranet Caism e Hemocentro para disponibilizá-las em tempo real para o profissional de saúde durante o atendimento ao paciente. As informações são coletadas do prontuário do paciente, processadas e apresentadas de uma forma fácil e intuitiva ao médico, enfermeiro ou ao profissional de saúde.
“Temos certeza de essa tecnologia irá economizar tempo e trará informações de forma que o atendimento possa ser humanizado e com foco no paciente. Logo, depois que colocarmos essa solução na prática da assistência teremos novos resultados para compartilhar”, diz Cleusa Milani, diretora da Divisão de Informática do HC.
O GedAi usa a inteligência artificial para responder de forma fácil e simples todas as informações processadas de arquivos e documentos. No primeiro teste, a equipe de TI disponibilizou os tutoriais do sistema AGHUse, o próximo passo dentro desse projeto é processar os documentos oficiais do hospital, como por exemplo os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
“Com o GedAi será possível processar e retornar todas as informações necessárias sobre um assunto que envolva a gestão de documentos. Com essa ferramenta não será necessário armazenar diversos documentos e muito menos realizar impressões”, comenta Cleusa.
Início dos projetos
Representantes de diversas áreas de negócio do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, do Hospital da Mulher Prof. Dr. J A. Pinotti (Caism) e a equipe da Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic) da Unicamp passaram dois dias em imersão no Working Backwards – método da empresa Amazon Web Services (AWS) para o desenvolvimento de produtos com o uso da inteligência artificial (IA) generativa – no mês de junho.
Partindo de um levantamento de nove questões centrais sobre a área da Saúde pertinentes aos dois hospitais, os colaboradores se dividiram em três grupos para propor soluções para as três grandes questões: alertas ao profissional de saúde, rastreabilidade e lançamento de insumos e acesso a dados históricos dos pacientes. A alta gestão dos hospitais priorizou o acesso a dados históricos dos pacientes e batizou esse projeto como ConsoLida e, na sequência, surgiu o GedAi.
Durante as etapas de desenvolvimento dos produtos, as equipes da Detic e de TI do HC passaram durante oito semanas pela Experience-Based Acceleration (EBA), um processo que aproveita engajamentos práticos, ágeis e imersivos para acelerar a transformação digital da organização e a realização do valor da nuvem e, por fim, participaram do EBA Party, outro processo que durou um dia, onde a equipe de TI ficou reunida com a equipe técnica AWS aprimorando o produto para seu lançamento ao final do dia.
“A apresentação do ConsoLida e do GedAi fez parte da metodologia do EBA Party. Temos certeza de que estamos no caminho certo da transformação digital da área da saúde e do HC da Unicamp, só que agora com inteligência artificial”, diz Marco Antonio Pacheco Junior, assessor da Detic para a área da saúde.
II Encontro Nacional do AGHUse
No dia 5 de dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), acontecerá na Unicamp o II Encontro Nacional do AGHUse. O evento, organizado pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) reunirá os membros da comunidade AGHUse, incluindo representantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, UFRGS, UFRJ, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), além de Secretarias de Estado da Saúde da Bahia, Mato Grosso, Rondônia, Espírito Santo e Ceará.
Durante o encontro, serão discutidos temas essenciais e inovadores, como: Saúde digital; Interoperabilidade; Gestão de dados em saúde; Inovação tecnológica; Aplicações de inteligência artificial generativa na área da saúde.
Link de inscrição e programação em https://bit.ly/IIEncontroAGHUse