Cirurgiões vasculares e médicos-residentes do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e da PUCCampinas tiram dúvidas da população sobre doenças vasculares no início de novembro, na Lagoa do Taquaral. A ação fez parte do 17º Dia Vascular de São Paulo, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) – Seccional Campinas.
“O evento foi um sucesso. As pessoas quiseram aprender como se cuidar, entender mais sobre as doenças e como se previnir”, disse a cirurgiã vascular do HC da Unicamp Ana Terezinha Guillaumon, que participou ativamente da ação.
Sedentarismo, má alimentação, cigarro, pressão alta e estresse do dia a dia são algumas das causas mais recorrentes das doenças vasculares. As varizes são as mais comuns e estima-se que 30% da população mundial têm varizes, afetando mais as mulheres (70%) do que os homens (30%). Os sintomas mais frequentes são: dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, ardência, edema (inchaço), câimbras, dormência e áreas de pele inflamada com prurido (coceira).
Outra doença que está se tornando mais frequente é a Arterial Periférica, conhecida como má circulação. A prevalência é atingir de 3% a 5% da população depois dos 50 anos.
O HC é referência regional para cirurgias arteriais, abertas e endovasculares. Até outubro de 2024 o HC já realizou mais 1,2 mil cirurgias vasculares.