Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Solidariedade e esperança marcam ações de Natal no HC

Associação Amigos do HC e o colégio Photon, estudantes de Enfermagem da Unip, Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp e ONG Fios do Bem doaram brinquedos e presentes

Natal na pediatria

Como sempre, uma corrente de solidariedade e esperança tomou conta do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Os pacientes ganharam diversos presentes doados por pessoas anônimas, associações, estudantes e pelas próprias equipes de profissionais que atuam dentro do hospital. Uma onda de decoração natalina também tomou conta dos diversos setores do hospital, algumas delas, inclusive, feitas por pacientes.

As ações aconteceram em vários locais do HC: enfermaria de pediatria e UTI pediátrica, ambulatório de Oncologia, áreas de internação do quarto ao sexto andar do hospital, enfermaria de Cardiologia, Capelania, Divisão de Nutrição e Dietética, ambulatórios do segundo andar do hospital, Unidade de Emergência Referenciada e Radioterapia, Centro Integrado de Nefrologia entre outros.

A equipe do ambulatório de Oncologia Clínica promoveu uma confraternização natalina para os pacientes em tratamento. A ação já é uma tradição entre os profissionais que atuam dentro do ambulatório. Esse ano, a confraternização foi marcada por gestos de solidariedade, acolhimento e união, o que proporcionou momentos de conforto, esperança e alegria aos pacientes e seus familiares.

Há 20 anos, familiares e amigos da cidade de Itapira doam panetones para os pacientes da oncologia. Eles mantém viva essa ação em agradecimento ao atendimento recebido pelo ex-paciente João Marques, atendido no ambulatório de oncologia do HC da Unicamp. Para esse ano, eles doaram 140 panetones.

Com o apoio de funcionários e médicos, foram entregues 140 kits natalinos compostos por esses panetones, caixas de bombons e um cartão, especialmente preparado para a ocasião. Ao longo do dia, o voluntariado do NUVOHC trouxe diversão e integração com um animado Bingo Recreativo, distribuindo dezenas de prendas arrecadadas com o apoio dos voluntários e do Grupo de Amigos da Oncologia.

O pastor João Sílvio Rocha e pelo padre Nilo Cavalcante de Oliveira Júnior, ambos do serviço de capelania do hospital, fizeram uma celebração natalina que emocionou os pacientes e funcionários. O Serviço de Capelania, em parceria com a Igreja Batista Fonte, de Barão Geraldo, realizam ainda durante o mês a entrega de mimos natalinos para os servidores das enfermarias, UTIs e Unidade de Emergência Referenciada do HC.

“A execução e organização do evento foram lideradas pela Equipe de Eventos, que garantiu que cada detalhe fosse preparado com carinho, reforçando o compromisso com o bem-estar dos pacientes. A equipe multidisciplinar do ambulatório teve papel fundamental nas festividades, colaborando com entusiasmo e dedicação”, disse a assistente social Gina Colombo Feijó de Souza.

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o Centro Integrado de Nefrologia (CIN), com o apoio do NUVOHC, do Serviço Social e da equipe multiprofissional, promoveu também um bingo especial para os pacientes durante as sessões de hemodiálise. A iniciativa teve como objetivo oferecer um momento de descontração e bem-estar, tornando o tratamento mais leve e acolhedor. A ação reforça o compromisso com o cuidado integral e humanizado.

Presentes

As crianças internadas no ambulatório de Pediatria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do HC ganharam lindos presentes de Natal doados e comprados com recursos dos próprios colaboradores do hospital. De acordo com a enfermeira Giselli Vilela, coordenadora do Serviço de Enfermagem Pediátrica do HC, o Natal é uma data esperada pelas crianças internadas no hospital.

“Queremos agradecer a todos que doaram brinquedos e presentes esse ano, especialmente à Associação Amigos do HC e o colégio Photon, os estudantes de Enfermagem da Unip, a Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, a ONG Fios do Bem e a equipe da Radioterapia que fez os cartões de Natal. A alegria que as crianças ficam quando recebem o presente do Papai Noel ou a visita de personagens infantis é muito gratificante. Isso ajuda a minimizar um momento tão difícil na vida das crianças e das famílias que as acompanham”, disse Giselli.

Decoração

Para decorar o hospital, o projeto Corrente do Bem instalou uma árvore de Natal no jardim do segundo andar do HC da Unicamp com muitas bolas coloridas, laços e fitas.  “Em nome da Corrente do Bem, parceria Unicamp e Funcamp, desejamos à Comunidade HC que as árvores tragam mensagens de esperança, de amor e que sirvam  para criar um clima natalino favorável para conviver em união, com fé e esperança”, disse o enfermeiro Adilton Dorival Leite, membro do Comitê Executivo para Revitalização dos Jardins Internos do HC da Unicamp que ajudou na montagem da árvore de Natal.

Lucilene Juras e Renata de Oliveira estão, respectivamente, há cinco e oito meses internadas no mesmo quarto da enfermaria de Cardiologia do HC da Unicamp aguardando um transplante de coração. Com a chegada do Natal, elas tiveram a ideia de criar enfeites para decorar todo o ambulatório. A equipe de enfermagem ficou encarregada de comprar o material e montaram um pequeno atelier bem em frente ao quarto onde as pacientes estão internadas.

Aos poucos, as ideias foram ganhando forma e o ambiente se encheu de festões, fotos, recortes, personagens natalinos e outras coisas que contagiou a equipe médica e de enfermagem. “Para nós, é uma forma de passar o tempo e de agradecer a todos que cuidam da gente enquanto aguardamos pelo transplante”, contou Lucilene.

No dia 18 de dezembro, Lucilene e Renata ganharam, no lanche da tarde, um minipanetone feito pela equipe da Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do hospital, que todo ano sempre faz um cardápio diferente nessa época do ano, não só para os paciente, mas também para todos que usam o restaurante do hospital. No dia 25 de dezembro, por exemplo, será servido perfil à Califórnia no almoço e strogonoff de frango do jantar. “É algo simples, mas de coração”, disse a coordenadora da DND do HC da Unicamp, Luciene Cristina Rosim Sundfeld Giordano.

Ir para o topo