O Comitê de Indicadores do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou no começo de dezembro o seu 1º Fórum de Gestão de Indicadores e apresentou os resultados de mais de um ano e meio de trabalho. A superintendente do hospital, Elaine Cristina de Ataíde, deu as boas-vindas e falou da importância de ter indicadores robustos para a gestão do hospital.
“Por meio dos indicadores, que estamos construindo juntos, nós podemos dar celeridade e melhorar nossos processos de trabalho. Esse movimento muito me orgulha e é algo que dará mais controle e transparência à gestão e levará o hospital para outro patamar na melhoria do atendimento e cuidado aos pacientes”, disse Elaine.
A médica nuclear Bárbara Juarez Amorim, líder do Comitê de Indicadores, fez um breve resumo sobre o que o comitê fez desde 2023 e destacou que hoje o hospital já tem, definidos, mais de 150 indicadores que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. “Muitos desses indicadores já estão dentro da intranet do hospital e, também, no Portal da Transparência da Unicamp”, revelou Bárbara.
Lars Meyer Sanches, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, de São Paulo, fez uma apresentação sobre a importância dos indicadores institucionais. De acordo com Lars, os indicadores servem para identificar problemas e melhorar processos e resultados. “Temos que encarar os indicadores como oportunidades de melhorias”, ressaltou o especialista.
Após a palestra de Lars, a enfermeira Mariana Salhab Dall’ Aqua Schweller, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde apresentou a página dos indicadores, localizada dentro da intranet do hospital. “Os indicadores possuem filtros para personalizar a pesquisa dos dados. Cada área pode acompanhar, fazer as análises e traçar as metas de melhorias”, explicou Mariana.
A médica oftalmologista Denise Fornazari, que integra o Comitê de Indicadores do HC da Unicamp, finalizou o evento apontando os próximos passos do comitê para 2025. “Vamos continuar contando com a ajuda de todos para continuarmos trabalhando com a coleta, o armazenamento e a análise dos indicadores em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, confidenciou Denise.
Comitê de Indicadores
O Comitê de Indicadores foi criado atendendo e solicitação da superintendência do HC da Unicamp. O objetivo é usar esses indicadores para elevar a eficiência do hospital e melhorar os serviços prestados à população. As áreas prioritárias elencadas para desenvolvimento dos indicadores foram Centro Cirúrgico, Núcleo Interno de Regulação (NIR), CCIH, Unidade de Emergência Referenciada (UER), Divisão de Ambulatórios Especializados (DAMPE).
Os indicadores foram categorizados em perfil, processo e resultado. Os dados obtidos para análise foram extraídos do novo sistema informatizado de gestão hospitalar, o AGHUse. Os indicadores estão disponíveis na Intranet do HC da Unicamp. O acesso às informações é restrito aos profissionais vinculados ao hospital e à Unicamp, mediante login e senha institucionais.