Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Visita estudantes de enfermagem peruanos ao HC

O Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu no mês de dezembro de 2024 a visita técnica de uma delegação de 12 estudantes de Enfermagem da Universidad Nacional Santiago Antúnez de Mayolo, Peru. Eles vieram acompanhados pelo professor Jesús Víctor Zúñiga Huerta. A delegação foi recebida no HC pelo coordenador do Departamento de Enfermagem, Joaquim Antonio Graciano e pela diretora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp, Roberta Cunha Matheus Rodrigues.

A visita foi solicitada pelo grupo de estudantes peruanos ao Departamento de Enfermagem com a intermediação da Faculdade de Enfermagem (FEnf). O objetivo da visita foi proporcionar a troca de conhecimentos sobre a prática da Enfermagem e compreensão dos processos de trabalho da categoria em ambas instituições.

Durante a visita, os estudantes conheceram as Unidades de Internação, a Unidade de Terapia Intensiva, as áreas de apoio do hospital, além das instalações do Departamento de Enfermagem e toda sua infraestrutura de ensino, pesquisa e assistência.

Angélica Olivetto de Almeida, enfermeira da Seção de Enfermagem em Educação Continuada, fez uma breve apresentação dos projetos desenvolvidos no Departamento e falou sobre a missão, visão e valores da instituição, além de destacar os pontos fortes e a inserção do HC Unicamp na estrutura do Sistema de Saúde (SUS), os tipos de atendimentos realizados e o referenciamento do HC para a Região Metropolitana de Campinas e para a Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS VII).

Por outro lado, a delegação peruana compartilhou as experiências da estrutura dos hospitais no Peru e as situações que os trabalhadores de Enfermagem vivenciam naquele país latino-americano.

“A troca de experiências foi enriquecedora e importante para fortalecer as relações acadêmicas e profissionais entre os países, o aprendizado mútuo e o aprimoramento contínuo da profissão de Enfermagem”, destacou Angélica.

“A visita promoveu a internacionalização do Departamento e a construção de parcerias que beneficiam a formação dos alunos e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde de ambas as instituições”, finalizou Joaquim.

Ir para o topo