Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Workshop Comunicação Não-Violenta

Os profissionais do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, especialmente aqueles que atuam nas áreas de recepção e atendimento ao público, participaram de um workshop sobre Comunicação Não-Violenta (CNV) nos dias 5 e 6 de fevereiro, nos períodos da manhã, tarde e noite. O workshop foi ministrado pelo professor Pablo Faria, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e especialista em CNV.

Durante o evento, Pablo discorreu sobre os fundamentos da CNV, sua origem, motivação e componentes e realizou dinâmicas entre os participantes. Segundo Pablo, às vezes as pessoas não percebem o quanto a comunicação pode ser violenta e o quanto é possível transformá-la ao tomarmos mais consciência de como nos expressamos, de como ouvimos e de onde podemos colocar nossa atenção para obter os melhores resultados.

“No dia a dia, nós não estamos predispostos a ouvir, nós estamos predisposto a responder. Eu não escuto o outro. Precisamos desconstruir esse padrão de escuta. Na CNV, o jogo não é quem está certo ou quem está errado, o jogo é perceber o impacto do comportamento dos outros sobre você e descobrir os sentimentos e necessidades do outro. Isso é desafiador e, ao mesmo tempo, uma forma compassiva e inclusiva de construir nossas relações e o mundo”, disse Pablo durante o workshop.

O workshop foi realizado em parceria com a Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp e é uma das ações do Projeto de Política de Comunicação Institucional do atual Planejamento Estratégico do HC da Unicamp. “Um dos objetivos da Educorp é integrar a área docente oferecendo cursos a toda a comunidade da Unicamp”, ressaltou Edison Lins, coordenador da Educorp. O workshop deverá ser oferecido novamente no segundo semestre ou em outra data a ser definida pela equipe da Política de Comunicação Institucional do Planejamento Estratégico do HC da Unicamp.

Ir para o topo