A comunicação efetiva é uma das metas de segurança em saúde, de acordo com a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). A repercussão no ambiente hospitalar, bem como as diretivas éticas das variadas vertentes de comunicação que envolvem os profissionais de saúde são alguns dos temas abordados nessa edição do podcast Passagem de Plantão.
Como melhorar a comunicação dentro e fora do hospital, alcançando estudantes e pacientes? Essa é uma das perguntas durante o programa para médico neurologista e intensivista Luiz Antonio da Costa Sardinha, ex-coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e membro da câmara técnica do Conselho Federal de Medicina de morte encefálica e doação de órgãos.
“Os cinco fatores primordiais na comunicação médico, paciente e equipe multidisciplinar é escutar, ter tempo para ouvi e ouvir sem preconceitos ou julgamentos, se colocar no lugar do outro e entender a fragilidade”, disse Sardinha durante o podcast.
O podcast Passagem de Plantão é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e produzido em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast é direcionado para profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. Passagem de Plantão está disponível no canal do YouTube da Unicamp e nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros.