O Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu em dezembro do ano passado a visita de uma equipe formada por profissionais técnico-administrativos do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal e da Escola de Educação em Saúde da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. O objetivo da visita foi conhecer os processos de treinamento de profissionais da área da saúde realizados pelo Departamento de Enfermagem, além de entender as metodologias aplicadas para o desenvolvimento contínuo e a capacitação dos servidores.
O enfermeiro e diretor do Departamento de Enfermagem, Joaquim Antonio Graciano, deu as boas-vindas aos visitantes e contextualizou a importância da educação em serviço na saúde e as parcerias que o Departamento de Enfermagem e o HC da Unicamp mantém com a Educorp e outras Faculdades, Institutos e serviços da Unicamp.
“Essas parcerias são importantes para o desenvolvimento e atualização dos enfermeiros de nosso hospital”, comentou Joaquim.
A enfermeira Angélica Olivetto de Almeida, responsável pela Seção de Enfermagem em Educação Continuada, apresentou para o grupo a estrutura do serviço, o Planejamento Estratégico, as metodologias utilizadas, as ferramentas disponíveis e os indicadores do serviço. Além disso, compartilhou as experiências adquiridas ao longo dos anos, ressaltando a importância da integração entre a prática baseada em evidências e a formação contínua dos profissionais.
“Os programas de educação permanente são voltados para os profissionais que atuam na área da saúde, com ênfase no desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e gerenciais”, disse Angélica.
Angélica também abordou a perspectiva da criação de um Núcleo de Educação Multiprofissional conforme o Planejamento Estratégico da Superintendência com a possibilidade de ampliar os projetos de Educação Permanente para toda a equipe multiprofissional do HC da Unicamp. A visita técnica resultou em uma reflexão sobre como as práticas de capacitação podem ser aprimoradas, além de abrir portas para possíveis parcerias e ações colaborativas entre os dois núcleos. O encontro foi um passo importante para fortalecer as relações entre as Universidades Estaduais de São Paulo e promover o intercâmbio de saberes no campo da educação em saúde.