O Projeto Meses Coloridos esteve na quinta-feira (20/3) no ambulatório de Cirurgia, localizado no segundo andar do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, fazendo uma ação de prevenção do câncer colorretal. A ação faz parte do mês Março Azul Marinho. Além da entrega de panfletos informativos aos pacientes e acompanhantes, houve uma apresentação musical de professores e alunos das Faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Música da Unicamp, do projeto de extensão chamado de Concerto na Saúde.
A médica do HC da Unicamp e professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Raquel Franco Leal, lembrou a todos que qualquer dor abdominal ou sangramento nas fezes por ser suspeita de câncer colorretal e a confirmação é feita pelo exame de colonoscopia. “A melhor forma de combater o câncer colorretal é a prevenção”, disse
Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono médica e professora das moléstias do aparelho digestivo que se antes o exame de colonoscopia era recomendado para quem tinha 50 aos ou mais, hoje as novas diretrizes médicas recomendam que o exame seja feito a partir dos 45 anos de idade. “Muitas das lesões não dão sinal para o doente. Por isso, cada vez mais observamos esse tipo de câncer em pessoas mais jovens”, comentou.
O câncer colorretal é o terceiro tumor que mais causa mortes e o segundo mais incidente em homens e mulheres por volta dos 50 anos, depois do câncer de próstata e mama. No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortalidade em virtude da doença aumente.





Projeto Meses Coloridos
O projeto Meses Coloridos é uma parceria entre o Hospital de Clínicas e a Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC). No ano passado, o projeto recebeu o Prêmio de Reconhecimento ADunicamp – Professor Professor Mohamed Habib. O prêmio concorreu na categoria Defesa da Vida, da Saúde Física e Mental e foi entregue à enfermeira e professora da FEnf, Kátia Stancato, idealizadora do Meses Coloridos.