Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Luis Carlos Bross

Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu a visita de João Carlos Bross, arquiteto responsável pelo projeto urbanístico original do Campus da Unicamp e do próprio hospital. O HC da Unicamp foi projetado por Bross no período em que trabalhou com Zeferino Vaz. “Trabalhei 12 anos com Zeferino, inclusive com as dificuldades do período militar”, contou Bross.

Diante da perspectiva do aumento da saúde digital que envolve teleconsulta e inteligência artificial, Bross alertou que os espaços de trabalho serão cada vez menores. Ele também disse que hoje é necessário mudar a concepção do atendimento à população focando em pessoas saudáveis, não em doentes. “Precisamos ensinar aos jovens o que é saúde e sair do modelo tradicional hospitalar. Uma das formas é integrar as ferramentas digitais e cuidar do paciente em casa”, afirmou.

Para a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, Bross, com seus 91 anos de idade, trouxe uma perspectiva inspiradora sobre o futuro da saúde, apresentando um projeto de hospital inteligente, por meio da configuração arquitetônica, da tecnologia, da inteligência artificial e da inovação.

“Podemos testar pequenos projetos na área de saúde digital com entregas rápidas. A desospitalização pode ser um projeto inicial”, sugeriu a superintendente do HC da Unicamp durante o encontro.

Bross veio ao HC acompanhado do diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Cláudio Saddy Rodrigues Coy e do professor do Departamento de Tocoginecologia da FCM e ex-diretor do HC da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino.

Ir para o topo