A Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HC concluiu a supervisão das obras de substituição das coberturas de vidros e placas de fibra de vidro instalados sobre as áreas de jardins e convivência dos ambulatórios, superintendência e pátios localizados entre as enfermarias do 4° andar. A área total de substituição foi de 1450 m² e os novos vidros proporcionam conforto térmico, reduzindo em até 45% a entrada de calor no ambiente e proteção contra a entrada dos raios UV de 67%. O investimento foi garantido pela reitoria e totalizou R$ 1.165.000,00.
O arquiteto Eduardo Corradi explica que os antigos vidros estavam montados desde a inauguração do hospital, há 40 anos e muitos já haviam quebrados ou apresentavam trincas com risco de queda. “Em seis meses foram trocados 668 vidros, além da execução de limpeza da estrutura de alumínio existente, pintura das calhas, instalação de novos rufos e substituída toda a vedação antiga”, informa Corradi.
Os vidros montados são do tipo Habitat neutro cinza, laminado com 4mm e cada placa mede 1.20 metros x 1.40 metros. Esse tipo de vidro tem um processo de fabricação empregando técnicas que utilizam duas ou mais lâminas de vidro, unidas por películas de polímeros termoplásticos de EVA (etileno-acetato de vinila) que ajudam na redução dos raios UV e a reter fragmentos, caso o vidro quebre. Indicado para locais com muita incidência de sol esse vidro permite até 30% de economia energia elétrica, pois reduzem a necessidade de ar-condicionado e iluminação artificial.
Os vidros antigos não possuíam proteção UVA e UVB e mesmo instalados em áreas amplas acabavam provocando um pequeno “efeito estufa”, já que não filtravam a entrada da radiação solar e provocavam o aquecimento do ambiente.
