A 86ª Semana Brasileira de Enfermagem tem como objetivo comemorar o Dia do enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem. De acordo com enfermeiro e diretor do Departamento de Enfermagem, Joaquim Antonio Graciano, a Semana Brasileira de Enfermagem é um momento especial para valorizar o trabalho, a dedicação e o impacto transformador dos profissionais de enfermagem na saúde da população.
“É uma oportunidade para fortalecer conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre os desafios e conquistas da profissão. Celebrar essa semana é reconhecer o papel essencial da enfermagem na construção de um sistema de saúde mais humano, eficiente e acolhedor”, diz Joaquim.
Nos dias 12, 13 e 15 de maio, das 10 às 20 horas, acontecem diversas ações de autocuidado com sessões de Qi Gong, Auriculoterapia, Tai chi, Quick massage e Florais na sala de treinamento do 3º andar e no pátio do 4º andar do hospital. O coral UniversIDADE se apresenta no dia 14 de maio, às 12h30, no pátio do 4º andar. Haverá também um totem para fotos no corredor da entrada F-1 para os profissionais possam fazer uma fotolembrança da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem.

A abertura oficial será no dia 14 de maio, às 9h30, no anfiteatro do 3º andar, com a palestra A força do falar – Comunicação que motiva e transforma, com o comunicador e jornalista Eduardo Bambrilla. A palestra também será proferida no mesmo dia às 16 e às 20 horas e no dia 15 de maio, às 20 horas, para atender as turmas do Departamento de Enfermagem da manhã, tarde e noite.
Atualmente, o Departamento de Enfermagem do HC conta com mais de 1.600 profissionais, entre auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros.
Mudanças climáticas
O tema proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) para esse ano é Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem. De acordo com a ABEn, as mudanças ambientais e crises climáticas têm impactos na saúde física, mental e coletiva e na sobrecarga sobre os profissionais da saúde.
A enfermagem, ainda segundo a ABEn, tem papel imprescindível e crítico nesse contexto, seja na linha de frente ou na análise e interpretação política e científica das causas e soluções, e também nas escolas. A programação da Semana da Enfermagem no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi elaborada para promover momentos de reflexão, descompressão e motivação para os colaboradores da enfermagem.
No dia 16 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp haverá um evento organizado pela Faculdade de Enfermagem (veja programação abaixo) e no dia 18 de maio, a partir das 7h30, no kartódromo da Lagoa do Taquaral, haverá a VII Caminhada da Enfermagem, que marcará o encerramento da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem (veja programação abaixo).

