Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Inauguração painel de protocolos AVC e Sepse

A Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp inaugurou na sexta-feira (9/5) o painel de protocolos clínicos de Sepse e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O painel é uma ferramenta visual e acessível que mostra de forma clara e atualizada os objetivos, metas e indicadores de desempenho relacionados aos protocolos clínicos.

De acordo com Mariana Schweller, enfermeira responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança de Saúde (NQSS) do HC da Unicamp, o painel tem como principal finalidade promover a transparência e o engajamento das equipes assistenciais no acompanhamento dos resultados assistenciais

“Ele facilita a visualização dos indicadores, fomenta a discussão coletiva dos resultados e apoia a tomada de decisões clínicas baseadas em dados”, explicou Mariana.

O painel foi criado como parte das ações de fortalecimento da cultura da qualidade e segurança do paciente. A proposta é tornar os dados mais acessíveis aos profissionais da linha de frente, incentivando a melhoria contínua, o monitoramento sistemático dos protocolos e o alinhamento das práticas assistenciais com as metas institucionais.

“Esse projeto nos conduz à acreditação nacional e internacional que desejamos e traduz a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, ressaltou o médico Paulo Eduardo Ferreira Velho, coordenador de assistência do HC da Unicamp.

Inicialmente, o painel contempla os protocolos de Sepse e AVC, que são condições tempo-dependentes e de alta prioridade para o hospital. Ambos possuem impacto direto na morbimortalidade dos pacientes e são monitorados por indicadores nacionais, além de exigirem resposta rápida e coordenação entre as equipes.

“Esses protocolos são baseados em diretrizes internacionais. Oferecemos ao nosso paciente o que é de melhor no mundo e eles são muito bem cuidados aqui dentro”, reforçou a médica Mirella Povinelli, coordenadora da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC da Unicamp.

Protocolos e AVC e Sepse

Em 2024, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu o certificado de qualificação para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A entrega do certificado foi feita por Karla Trevisan, representante brasileira da Iniciativa Angels, durante a apresentação dos resultados após a implementação do protocolo de AVC na Unidade de Emergência Referenciada (UER) do hospital.

“Uma em cada quatro pessoas acima de 60 anos terão AVC. O serviço oferecido hoje no HC aumentou a janela de tempo para salvar pacientes vítimas de AVC. Poucos hospitais do Sistema Único de Saúde fazem o que fazemos aqui”, ressaltou o neurologista Fernando Cendes.

O HC da Unicamp adotou um protocolo relativo à sepse para reduzir a mortalidade e aprimorar o atendimento dos pacientes adultos. A iniciativa começou a ser implementada em abril de 2024 por uma equipe multiprofissional. O protocolo estabelece a identificação precoce da doença, o tratamento eficiente e a avaliação constante com base em indicadores para a correção de falhas nos procedimentos.

“O processo de desenvolvimento e implantação do protocolo de sepse nasceu multidisciplinar e multissetorial. Em pouco tempo seremos um hospital referência em indicadores de sepse  para o Brasil”, revelou Daniel Franci, médico do HC da Unicamp.

“Esse é o primeiro de muitos painéis que pretendemos ter no hospital”, disse a farmacêutica Mayra Carvalho Ribeiro, supervisora de seção de avaliação de tecnologias do Núcleo de Qualidade e Segurança de Saúde (NQSS), durante a inauguração. “Os eixos para esse painel foram muito bem escolhidos e dá condições para a equipe de enfermagem trabalhar 24 horas”, comentou Joaquim Antonio Graciano, coordenador do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp.

Ir para o topo