O deputado federal Orlando Silva (PC do B) e o vereador por Campinas, Gustavo Petta (PC do B) estiveram nesta sexta-feira (16) no Hospital de Clínicas da Unicamp e foram recebidos pelo coordenador de Assistência, professor Paulo Velho que representou a superintendente. A visita foi realizada com o intuito de conhecer algumas instalações e os serviços oferecidos pelo hospital. Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de uma emenda parlamentar para a instituição.
Durante a reunião, Paulo Velho contou aos parlamentares um pouco sobre a produção assistencial do hospital, o orçamento geral, a aquisição de insumos médico-hospitalares, os diversos motivos que compõem o deficit e os desafios para o funcionamento de um hospital de alta complexidade universitário. O coordenador de Assistência, reforçou ainda, a importância do HC para toda a região e interior do Estado para na missão de qualificar alunos, médicos e profissionais da saúde na graduação e pós-graduação.
“Esta visita não é apenas simbólica pois conferimos que este hospital atende 100 por cento SUS, a maioria pessoas pobres. Fico feliz em ver que a instituição exerce um papel estratégico para a população mais carente. Meu compromisso e do Petta com a acesso daqueles que mais precisam de atendimento público, seja no SUS, na educação ou na moradia é contínuo, e aqui temos um exemplo: o HC que é um hospital público tão importante para Campinas e toda a região”, destacou Silva.
O parlamentar fez questão de conhecer de perto algumas áreas de alta complexidade do hospital como a UTI Pediátrica e o ambulatório de oncologia e quimioterapia em que foi recebido pela médica Helena Saito. Lá a oncologista apresentou o diagnóstico da área e os desafios, como a disponibilização pelo SUS de mais medicamentos imuno-oncológicos e de terapia alvo, para tratar por exemplo, o melanoma avançado não cirúrgico e metastático.
Durante a visita, o deputado federal esteve acompanhado de seu assessor Ivo Braga e o vereador Gustavo Petta do seu chefe de gabinete Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro. A presidente do PC do B em Campinas, Márcia Quintanilha integrou a comitiva.



