Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

HC recebe visita de professores internacionais durante o Congresso Mundial de Ligas de Trauma e Emergência

Evento, ocorrido na Unicamp no início de julho, sediou também o Campeonato Mundial Estudantil em Simulação de Emergência e Trauma

Visita HC WCTEL

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu no dia 7 de julho a visita de quatro professores internacionais que deram um curso sobre Habilidades Não Técnicas para Cirurgiões e Anestesistas (NOTSS, sigla em inglês) durante o 1º Congresso Mundial de Ligas de Trauma e Emergência (WCTEL, sigla em inglês), ocorrido na Unicamp de 3 a 5 de julho. A abertura do evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Michael Moneypenny é consultor anestesista e diretor regional (África Oriental) no Centro de Inovação em Educação Médica (CIME) e Robert Riviello é diretor de Programas de Cirurgia Global do Brigham and Women’s Hospital (BWH), cirurgião associado da Divisão de Trauma, Queimaduras, Cirurgia e Cuidados Críticos do Brigham and Women’s Hospital, professor associado de Cirurgia e de Saúde Global e Medicina Social na Harvard Medical School e diretor do Programa de Cirurgia Global e Mudança Social na Harvard Medical School.

Tim Jones é consultor Cirurgião Cardíaco da Universidade de Birmingham, no Hospital Infantil de Birmingham e Martin Verheij é membro Clínico Sênior de Cirurgia de Transplante e Cirurgia Geral de Emergência, com formação em anestesiologia e medicina de emergência, e pós-graduação em ambas as áreas pela Faculdade de Medicina da África do Sul.

Michael Moneypenny, Robert Riviello, Tim Jones e Martin Verheij foram recebidos no HC pelo médico e cirurgião do Trauma Gustavo Pereira Fraga, presidente do WCTEL. Eles visitaram a Unidade de Emergência Referenciada (UER), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a enfermaria do Trauma, localizada no quinto andar do hospital. A visita ao HC fez parte da programação do WCTEL.

Visita UTI do Trauma
Professores visitaram vários locais do HC da Unicamp, entre eles a UTI do Trauma

Abertura do WCTEL

Com uma conferência sobre atendimentos de emergência o professor Antônio Marttos, da Universidade de Miami (EUA), abriu, na manhã de quinta-feira (3), as atividades do 1º Congresso Mundial de Ligas e Traumas e Emergência (WCTEL sigla em inglês), na Unicamp. O WCTEL reúne um conjunto de congressos, como o XXVII CoLT (Congresso Brasileiro de Ligas de Trauma), o I Congresso Brasileiro de Ligas de Neurologia e Neurocirurgia e o VIII Congresso Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Vascular e Endovascular.

De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), coordenador da disciplina do Trauma e presidente do congresso, Gustavo Fraga, o evento é uma iniciativa de ligas acadêmicas de trauma, emergência e outras áreas, como pediatria, psiquiatria, clínica médica, neurologia, cirurgia vascular, entre outras. Ao reunir participantes de diferentes países, regiões e sistemas de saúde, a ideia é contribuir para um padrão global de atendimento, explicam os organizadores.

WCTEL
Gustavo Fraga (em pé) durante a abertura do WCTEL no auditório da FCM

“A cirurgia do trauma não pode mais ser negligenciada neste país. Precisamos mudar nossa mentalidade e trabalhar com nossos diretores e governantes, e incluir o trauma e cirurgia de urgência como uma especialidade. Nós queremos trazer a nova geração para trabalhar conosco no pronto-socorro, em todos os lugares do Brasil”, disse Fraga.

Mudança geracional

O reitor da Unicamp Paulo Cesar Montagner ingressou em 1988 na Faculdade de Educação Físicas (FEF) que, em 2025, completa 40 anos. Desde então, conta Montagner, ele vem acompanhando o crescimento da Faculdade. Segundo o reitor da Unicamp, a Universidade está passando por uma troca geracional. Entre 1.970 docentes, aproximadamente mil estão na Unicamp há cerca de 10 anos.

“Isso significa dizer que estamos vivendo um desafio, que é o de saber aproveitar a excelência e a capacidade dessa juventude, que vem muito bem formada, bem como a experiência acumulada dos docentes que, em breve, deixarão a Universidade. Eventos como este são fundamentais para garantir uma troca geracional sem sobressaltos. Tenho uma expectativa muito positiva sobre o futuro da Universidade”, disse o reitor durante a abertura do WCTEL.

Paulo Cesar Montagner
Paulo Cesar Montagner, reitor a Unicamp, durante a cerimônia de abertura do WCTEL

A Unicamp recebeu durante o WCTEL 32 palestrantes internacionais, de 19 países, muitos deles aproveitaram a ocasião para visitar o Hospital de Clínicas. O evento teve um total de 1.052 participantes entre alunos da Unicamp e de outras faculdades, oriundos da medicina, da enfermagem, da educação física, da odontologia, além de estudantes de pós-graduação em fisioterapia.

Também participaram da abertura do congresso o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Sérgio Piedade e o diretor em exercício da FEF, João Paulo Borin.

Campeonato Mundial

O WCTEL também contou com atividade pré-congresso ao promover, de 1 a 3 de julho, o inédito Campeonato Mundial Estudantil em Simulação de Emergência e Trauma (do inglês – Students World Championship in Emergency and Trauma Simulation). As equipes competidoras foram: Universidade de Coimbra, Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), USP Bauru, e Universidade de Uberlândia (UFU). A equipe da USP Bauru sagrou-se a grande campeã.Acompanharam ainda a simulação alunos da Universidade Weill Cornell (Catar), Universidade Agostinho Neto (Angola), e da Universidade de Maryland (Estados Unidos).


Leia também:
Congressos de saúde na Unicamp discutem técnicas de trauma e emergência
FCM foi sede do WCTEL: evento global dedicado às ligas acadêmicas de trauma e emergência

Ir para o topo