O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp entregou na quinta-feira (31/7) a nova Sala da Família do Centro Cirúrgico. A Sala da Família é um ambiente dedicado, exclusivamente, ao acolhimento e à espera de quem acompanha algum paciente durante os diversos procedimentos cirúrgicos realizados, diariamente, no hospital.
“Por maior ou menor que seja a cirurgia, isso traz muita ansiedade e é um momento de fragilidade para os familiares, pois um ente querido está sendo operado. A inauguração da Sala da Família é um marco potente de inclusão dos familiares na linha de cuidado de nosso hospital”, destacou a superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, durante a inauguração da Sala da Família.
Cada detalhe da Sala da Família foi pensado para transformar a experiência de espera em um momento mais humano e acolhedor. A empresa Santé Mobiliário para Saúde doou cinco conjuntos de poltronas, totalizando 12 lugares.
“Investir em conforto é importante para o bem-estar dos acompanhantes. O que temos de diferencial é o acolhimento. Vemos que o HC tem o compromisso com a hotelaria humaniza e isso nos encantou nesse projeto”, disse Lívia Mendes, representante da empresa Santé Mobiliária para Saúde.





A reforma do espaço trouxe, ainda, outras melhorias como a revitalização da pintura, a ampliação do número de tomadas para carregamento de celulares, a troca do aparelho de ar-condicionado, a instalação de um televisor para acompanhamento em tempo real o andamento da cirurgia, outro com programação televisiva diária e uma máquina de bebidas da Grancoffee.
O médico Élcio Hirano, coordenador do Centro Cirúrgico, agradeceu a apoio da empresa Santé Mobiliário para Saúde e da superintendência do HC pela entrega da nova Sala da Família irá propiciar bem-estar e apoio aos familiares dos pacientes.
“A entrega deste espaço reafirma o compromisso do HC da Unicamp com o cuidado integral — não apenas com os pacientes, mas também com aqueles que os amam”, disse Elcio, que fez a entrega de uma placa à Livia agradecendo o apoio da empresa Santé.
Percepções
Durante a manhã de quinta-feira, Renata Kelly Galvão Proença, de Valinhos, estava na Sala da Família aguardando a finalização da cirurgia do irmão, que entrou às 8 horas no Centro Cirúrgico para uma cirurgia das vértebras do pescoço com a equipe da neurocirurgia. “Essa sala já é um acolhimento para nós, que ficamos aqui ansiosos. Esse aconchego é muito bom”, concordou Renata.
Roseli de Fátima Felipe, de Guarulhos, veio ao HC acompanhar a cirurgia de retirada do rim da filha, que é estudante na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp e que é acompanhada pela equipe na urologia do hospital. “Minha filha está tento a oportunidade de ser atendida e tratada no HC da Unicamp e a gente precisa de um lugar para poder esperar o final da cirurgia. O HC está de parabéns por essa iniciativa”, confidenciou Roseli.
