Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Agosto lilás

O projeto Meses Coloridos fez esse mês um trabalho de conscientização, dentro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, pelo fim da violência contra mulher. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023 o Brasil registrou mais de 1.400 feminicídios. Segundo dados do Fórum, uma mulher é vítima de violência a cada quatro minutos no Brasil e mais de 70% dos casos ocorrem dentro de casa. Cerca de 60% das vítimas têm filhos que presenciaram as agressões cometidas, em 80% dos casos, por parceiros ou ex-parceiros.

Os impactos da violência na saúde da mulher são inúmeros: transtornos de ansiedade e depressão, estresse pós-traumático, insônia, dores crônicas, distúrbios alimentares, gravidez indesejada ou forçada, medo, vergonha, culpa e aumento do risco de suicídio.

“O silencio é parte desse ciclo e isso precisa ser quebrado. A violência contra a mulher é um crime e deve ser combatida e denunciada”, diz a enfermeira e integrante do projeto Meses Coloridos, Gislaine Kikuti, que recebe pacientes fraturadas, vítimas de violência, no ambulatório de ortopedia do HC da Unicamp.

Para romper esse ciclo é importante a mulher reconhecer que a violência não é normal, buscar ajuda com pessoas de confiança, ir atrás de apoio psicológico, jurídico e social e acessar a rede de serviços públicos, além de denunciar o agressor.

A funcionária M., que trabalha no HC da Unicamp, relatou que por mais de três anos foi vítima de violência psicológica do ex-companheiro. Isto a levou a um quadro de depressão e ao uso de medicamentos controlados, até decidir terminar o relacionamento e romper com esse ciclo.

“A manipulação era diária. A violência psicológica é mais sutil. Ele fez com que eu me afastasse de minha família e de meus amigos. No começo você nem percebe. Antes eram elogios, depois viraram ameaças. Quando você vê, às vezes já é tarde”, relatou M, que criou uma rede de apoio juntamente com amigas que passaram pelo mesmo problema.

Canais de ajuda e denúncia

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a Lei Maria da Penha como uma das três melhores legislações do mundo para combate à violência de gênero. Outros canais de atendimento e denúncia à mulher vítima de violência são:

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher. O serviço funciona 24 horas é gratuito e anônimo;
Disque Denúncia 181
Disque 100 – Denúncia de violação dos direitos humanos;
Disque 190 – Polícia militar, em caso de emergência;
Delegacia da Mulher
Aplicativos Proteja-se e SOS Mulher (somente para São Paulo)
Unidades de Saúde e hospitais, para atendimento médico e psicossocial

Agosto lilás

Projeto Meses Coloridos

O projeto Meses Coloridos é uma ação realizada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Faculdade de Enfermagem (FEnf) e Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). O objetivo do projeto é desenvolver campanhas de conscientização em saúde, associando cada mês a uma cor representativa de uma causa específica, a fim de promover a educação, prevenção e sensibilização da comunidade sobre questões de saúde.

Ir para o topo