Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Circuito Saúde

Profissionais do Hospital de Clínicas (HC) e da Divisão de Patologia Clínica (DPC) do Hospital de Clínicas (HC) passaram por aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, avaliação de IMC, saúde bucal e orientações educativas durante duas sextas-feiras do mês de agosto. A ação faz parte do Circuito Saúde, realizada pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp.

“O foco do Circuito Saúde é chamar a atenção para o autocuidado e para a prevenção da saúde. Para isso, é importante as pessoas cuidarem de sua alimentação e fazerem atividade física regularmente”, disse a médica do Cecom Tâmara Maria Nieri.

De acordo com Ana Lucia Roscani Calusni, assistente técnica da Divisão de Patologia Clínicas, essas atividades possibilitam o rastreamento de condições que exigem acompanhamento por profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que promoveram a conscientização sobre a importância do autocuidado.

Dos 61 colaboradores do DPC que passaram pelo Circuito Saúde, 13 participantes tiveram o diagnóstico de pressão arterial alterada, dois apresentaram alteração na glicemia, 27 funcionários estavam com índice de massa corporal maior que 25 e 11 tiveram demandas de saúde bucal. Todos foram encaminhados para os grupos e programas de saúde oferecidos pelo Cecom.

A Divisão de Recursos Humanos (DRH) do HC afirma que o Circuito Saúde se mostra uma estratégia eficaz para identificar precocemente fatores de risco e promover o autocuidado entre os profissionais. De acordo com DRH, os funcionários que participaram do Circuito Saúde se sentiram acolhidos, bem cuidados e orientados em suas demandas de saúde.

“O homem é meio desleixado com a saúde. No decorrer do trabalho diário, nem sempre temos tempo de para ver se estamos bem. Eu perdi aqui cerca de 10 minutos para passar por toda a avaliação oferecida pelo Cecom e confirmar que preciso fazer mais exercício físico”, contou Cláudio Lopes, coordenador financeiro da Coordenadoria de Administração da Superintendência do HC da Unicamp.

Do total de colaboradores do hospital que passaram pelo Circuito Saúde durante a segunda etapa do evento, 15 foram diagnosticados com pressão arterial alterada, dois com alteração na glicemia, 15 participantes com IMC maior que 25 e 14 funcionários com demandas de saúde bucal. Esses colaboradores foram encaminhados aos Programas Cuide-se, NutriAção e Mexa-se, ao Grupo de Diabetes e ao Serviço de Odontologia do Cecom. Houve também encaminhamentos para os Grupos Climatério e Menopausa, Falando da Boca e Mulheres em Roda.

“Os resultados demonstram a relevância da iniciativa, já que muitos dos participantes apresentaram alterações e puderam ser encaminhados para programas de acompanhamento, reforçando a importância de trazer o cuidado em saúde para dentro do ambiente de trabalho”, destacou Cristiano Silva, diretor da Divisão de Recursos Humanos.

Ir para o topo