A revista Newsweek divulgou a relação dos melhores hospitais especializados de 2026 e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp aparece entre os 300 melhores do mundo, sendo o único hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do Estado de São Paulo a configurar entre os 22 hospitais brasileiros listados no ranking da revista.
Duas especialidades médicas do hospital também aparecem entre as melhores do mundo: a área de Endocrinologia do HC da Unicamp que aparece em 96º lugar entre as 150 melhores do mundo e a área de Pediatria, que aparece na 185ª posição entre os 250 melhores do mundo.
“É muito significativo para o hospital estar numa posição tão privilegiada do ranking e ter também duas especialidades médicas reconhecidas por uma revista de prestígio internacional, como a Newsweek. Isso demonstra a qualidade e a excelência no atendimento gratuito prestado aos pacientes, o respeito e o reconhecimento do trabalho sério e inovador que fazemos no HC, que é um hospital público 100% SUS”, enfatiza Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.
A superintendente do HC destaca também outros pontos da atual gestão que justificam a inclusão do hospital na lista de melhores do mundo: a implantação de indicadores com reuniões mensais entre os gerentes de áreas para a melhoria nos setores; a realização de auditorias internas para auxiliar a gestão financeira; o uso da inteligência artificial e a implantação do sistema AGHUse com o apoio da equipe de informática do hospital e da Reitoria da Unicamp, sempre disposta em ajudar o hospital, e a criação do grupo de trabalho InovaHC para a discussão e busca de novas tecnologias em saúde.

“Sem dúvida a inovação está em nosso DNA. Isso é um dos pontos-chaves que contribuiu para colocar o HC da Unicamp entre os melhores do mundo, sem deixar, claro, nosso papel humanista em buscar o que há de melhor para a assistência e o ensino de qualidade”, destaca Ataíde.
O ranking contemplou os 300 melhores hospitais nas especialidades de cardiologia e oncologia, os 250 melhores em pediatria, os 150 em cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e pneumologia, os 125 em neurologia, neurocirurgia e urologia e os 100 em ginecologia e obstetrícia. As classificações são baseadas em recomendações de médicos, pesquisas de satisfação com pacientes e familiares e indicadores de desempenho colhidas de maio a julho de 2025. O trabalho é feito em parceria com a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor.
Confira abaixo os hospitais brasileiros públicos e privados mais bem avaliados pela revista Newsweek. O ranking não segue uma ordem de classificação.
Hospitais públicos
Hospital de Clínicas da Unicamp – Campinas
Hospital das Clínicas da USP – São Paulo
Hospital de Ensino da UNIFESP – São Paulo
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus – São Paulo
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo
Instituto do Coração (InCor) – São Paulo
INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad – Rio de Janeiro
Hospitais privados e filantrópicos
A.C. Camargo Cancer Center – São Paulo
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – São Paulo
Hospital do GRAACC – São Paulo
HCor (Hospital do Coração) – São Paulo
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo
Hospital Infantil Pequeno Príncipe – Curitiba
Hospital Infantil Sabará – São Paulo
Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo
Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre
Hospital Sírio-Libanês – São Paulo
Hospital e Maternidade Santa Joana – São Paulo
Hospital Mater Dei Santo Agostinho – Belo Horizonte
Hospital Pro Cardiaco – Rio de Janeiro
Hospital São Luiz Itaim – São Paulo
Pro Matre Paulista – São Paulo
Endrocrinologia
De acordo com médica Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, chefe do serviço de Endocrinologia do HC e docente da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o serviço de Endocrinologia do HC atende cerca de mil pacientes de média e alta complexidade por mês e mantém parcerias com outras áreas do hospital e da Unicamp, como por exemplo a Pediatria, a Ginecologia, a Anatomia Patológica, a Radiologia, a Medicina Nuclear, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a Otorrinolaringologia e a Neurocirurgia.
“Somos um serviço enxuto. Nosso diferencial está nas parcerias e na multidisciplinaridade. Nossa equipe está engajada na realização de pesquisas, orientação de pós-graduandos e de médicos-residentes em seus trabalhos de conclusão de curso, e na participação em estágios e congressos nacionais e internacionais. Nos desdobramos para atender da melhor forma nossos pacientes”, explica Wittmann que esteve à frente do serviço à época do levantamento dos dados pela revista Newsweek.

O serviço de Endocrinologia do HC da Unicamp mantém ambulatórios especializados no atendimento a pacientes com câncer de tireoide, pé diabético, diabetes do tipo I e II, diabetes tipo I em uso de bomba de insulina, obesidade, nódulos de tireoide, punção de nódulos e alcoolização de cistos tireoidianos guiados por ultrassom, disfunção de tireoide e neuroendocrinologia, além da realização de testes dinâmicos para o diagnóstico de doenças endócrinas.
Pediatria
Para as professoras Adriana Riccetto e a Andrea Fraga, chefe e vice-chefe do Departamento de Pediatria Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, o reconhecimento pela terceira vez seguida do serviço de Pediatria do HC da Unicamp pelo ranking da revista Newsweek mostra a consistência de um trabalho exercido com cuidado e eficiência.
No HC Unicamp, docentes, médicos assistentes e preceptores atuam para assistência nos setores de Ambulatório, Enfermaria, Terapia Intensiva Pediátrica e Unidade de Emergência Referenciada em Pediatria. Também há atuação desses profissionais na área de Neonatologia do Hospital da Mulher (Caism), Pronto Atendimento Metropolitano e várias Unidades Básicas de Campinas, onde mais de 40 mil pacientes são atendidos a cada ano.
Há atividades acadêmicas concomitantes com alunos dos seis anos do curso de graduação em Medicina (720 alunos/ano) e 175 médicos residentes de pediatria e de 15 diferentes especialidades pediátricas. O Departamento de Pediatria tem importante participação nos Programas de Pós-Graduação da FCM Unicamp e nas atividades de pesquisa no Centro de Investigação em Pediatria (CIPED).

“Muitos docentes e médicos do Departamento também atuam em diferentes cargos administrativos. Assim, assistência, ensino e pesquisa compõem as atividades ora reconhecidas e novamente premiadas pelo ranking Newsweek”, comenta Ricetto.
Endocrinopediatria
A Endocrinopediatria é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátricos e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais desde o período neonatal até o final da adolescência. Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.
“Como somos um hospital escola dentro de uma universidade pública, nossos pacientes entendem como a gente se dedica a eles, não só pela assistência, mas pelo ensino e a pesquisa, que são fundamentais na qualidade desse atendimento também”, destaca o endocrinopediatra Gil Guerra Júnior Gil Guerra.
O HC da Unicamp é uma referência na endocrinologia pediátrica na diferenciação do sexo, puberdade precoce, distúrbios de crescimento e uma das referências no estado de São Paulo para a triagem neonatal.
