Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Fachada HC da Unicamp

A revista Newsweek divulgou a relação dos melhores hospitais especializados de 2026 e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp aparece entre os 300 melhores do mundo, sendo o único hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do Estado de São Paulo a configurar entre os 22 hospitais brasileiros listados no ranking da revista.

Duas especialidades médicas do hospital também aparecem entre as melhores do mundo: a área de Endocrinologia do HC da Unicamp que aparece em 96º lugar entre as 150 melhores do mundo e a área de Pediatria, que aparece na 185ª posição entre os 250 melhores do mundo.

“É muito significativo para o hospital estar numa posição tão privilegiada do ranking e ter também duas especialidades médicas reconhecidas por uma revista de prestígio internacional, como a Newsweek. Isso demonstra a qualidade e a excelência no atendimento gratuito prestado aos pacientes, o respeito e o reconhecimento do trabalho sério e inovador que fazemos no HC, que é um hospital público 100% SUS”, enfatiza Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.

A superintendente do HC destaca também outros pontos da atual gestão que justificam a inclusão do hospital na lista de melhores do mundo: a implantação de indicadores com reuniões mensais entre os gerentes de áreas para a melhoria nos setores; a realização de auditorias internas para auxiliar a gestão financeira; o uso da inteligência artificial e a implantação do sistema AGHUse com o apoio da equipe de informática do hospital e da Reitoria da Unicamp, sempre disposta em ajudar o hospital, e a criação do grupo de trabalho InovaHC para a discussão e busca de novas tecnologias em saúde.

Elaine Ataíde
Elaine Ataíde, superintendente do HC, durante inauguração da Sala da Família, para oferecer mais conforto aos acompanhantes de pacientes em cirurgia

“Sem dúvida a inovação está em nosso DNA. Isso é um dos pontos-chaves que contribuiu para colocar o HC da Unicamp entre os melhores do mundo, sem deixar, claro, nosso papel humanista em buscar o que há de melhor para a assistência e o ensino de qualidade”, destaca Ataíde.

O ranking contemplou os 300 melhores hospitais nas especialidades de cardiologia e oncologia, os 250 melhores em pediatria, os 150 em cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e pneumologia, os 125 em neurologia, neurocirurgia e urologia e os 100 em ginecologia e obstetrícia. As classificações são baseadas em recomendações de médicos, pesquisas de satisfação com pacientes e familiares e indicadores de desempenho colhidas de maio a julho de 2025. O trabalho é feito em parceria com a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor.

Confira abaixo os hospitais brasileiros públicos e privados mais bem avaliados pela revista Newsweek. O ranking não segue uma ordem de classificação.

Hospitais públicos

Hospital de Clínicas da Unicamp – Campinas
Hospital das Clínicas da USP – São Paulo
Hospital de Ensino da UNIFESP – São Paulo
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus – São Paulo
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo
Instituto do Coração (InCor) – São Paulo
INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad – Rio de Janeiro

Hospitais privados e filantrópicos

A.C. Camargo Cancer Center – São Paulo
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – São Paulo
Hospital do GRAACC – São Paulo
HCor (Hospital do Coração) – São Paulo
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo
Hospital Infantil Pequeno Príncipe – Curitiba
Hospital Infantil Sabará – São Paulo
Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo
Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre
Hospital Sírio-Libanês – São Paulo
Hospital e Maternidade Santa Joana – São Paulo
Hospital Mater Dei Santo Agostinho – Belo Horizonte
Hospital Pro Cardiaco – Rio de Janeiro
Hospital São Luiz Itaim – São Paulo
Pro Matre Paulista – São Paulo

Endrocrinologia

De acordo com médica Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, chefe do serviço de Endocrinologia do HC e docente da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o serviço de Endocrinologia do HC atende cerca de mil pacientes de média e alta complexidade por mês e mantém parcerias com outras áreas do hospital e da Unicamp, como por exemplo a Pediatria, a Ginecologia, a Anatomia Patológica, a Radiologia, a Medicina Nuclear, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a Otorrinolaringologia e a Neurocirurgia.

“Somos um serviço enxuto. Nosso diferencial está nas parcerias e na multidisciplinaridade. Nossa equipe está engajada na realização de pesquisas, orientação de pós-graduandos e de médicos-residentes em seus trabalhos de conclusão de curso, e na participação em estágios e congressos nacionais e internacionais. Nos desdobramos para atender da melhor forma nossos pacientes”, explica Wittmann que esteve à frente do serviço à época do levantamento dos dados pela revista Newsweek.

Atendimento de pacientes no HC da Unicamp
Pacientes aguardam atendimento especializado nos ambulatórios do HC, entre eles o de Endocrinologia que aparece na 96º posição da lista de Newsweek

O serviço de Endocrinologia do HC da Unicamp mantém ambulatórios especializados no atendimento a pacientes com câncer de tireoide, pé diabético, diabetes do tipo I e II, diabetes tipo I em uso de bomba de insulina, obesidade, nódulos de tireoide, punção de nódulos e alcoolização de cistos tireoidianos guiados por ultrassom, disfunção de tireoide e neuroendocrinologia, além da realização de testes dinâmicos para o diagnóstico de doenças endócrinas.

Pediatria

Para as professoras Adriana Riccetto e a Andrea Fraga, chefe e vice-chefe do Departamento de Pediatria Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, o reconhecimento pela terceira vez seguida do serviço de Pediatria do HC da Unicamp pelo ranking da revista Newsweek mostra a consistência de um trabalho exercido com cuidado e eficiência.

No HC Unicamp, docentes, médicos assistentes e preceptores atuam para assistência nos setores de Ambulatório, Enfermaria, Terapia Intensiva Pediátrica e Unidade de Emergência Referenciada em Pediatria. Também há atuação desses profissionais na área de Neonatologia do Hospital da Mulher (Caism), Pronto Atendimento Metropolitano e várias Unidades Básicas de Campinas, onde mais de 40 mil pacientes são atendidos a cada ano.

Há atividades acadêmicas concomitantes com alunos dos seis anos do curso de graduação em Medicina (720 alunos/ano) e 175 médicos residentes de pediatria e de 15 diferentes especialidades pediátricas. O Departamento de Pediatria tem importante participação nos Programas de Pós-Graduação da FCM Unicamp e nas atividades de pesquisa no Centro de Investigação em Pediatria (CIPED).

Doação de TVs amigos do HC
Pediatria do HC da Unicamp é classificada entre as 250 melhores do mundo

“Muitos docentes e médicos do Departamento também atuam em diferentes cargos administrativos. Assim, assistência, ensino e pesquisa compõem as atividades ora reconhecidas e novamente premiadas pelo ranking Newsweek”, comenta Ricetto.

Endocrinopediatria

A Endocrinopediatria é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátricos e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais desde o período neonatal até o final da adolescência. Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.

“Como somos um hospital escola dentro de uma universidade pública, nossos pacientes entendem como a gente se dedica a eles, não só pela assistência, mas pelo ensino e a pesquisa, que são fundamentais na qualidade desse atendimento também”, destaca o endocrinopediatra Gil Guerra Júnior Gil Guerra.

O HC da Unicamp é uma referência na endocrinologia pediátrica na diferenciação do sexo, puberdade precoce, distúrbios de crescimento e uma das referências no estado de São Paulo para a triagem neonatal.

UTI pediátrica
UTI pediátrica do HC da Unicamp é referência no tratamento de crianças de toda a região de Campinas e Estado de São Paulo

Ir para o topo