As enfermeiras Jessika Suéllen da Costa, Rackel Veloso da Silva Freire e a técnica administrativa Raissa Soares Meschiatti são as entrevistadas dessa edição do podcast Passagem de Plantão. As atuais integrantes do Time de Identificação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) Unicamp definiram os principais objetivos do respectivo time e destacaram a sensibilização dos profissionais acerca da importância e da necessidade da identificação correta.
De acordo com as entrevistadas, a identificação segura, padronizada e bem difundida, associada a um processo de comunicação efetiva, pode evitar a ocorrência de eventos adversos durante a internação do paciente. “O ato de identificar pode ser considerado simples, mas repercute diretamente em todo o processo de tratamento do paciente”, ressalta a enfermeira Jessika.

Um dos temas abordados foi a campanha desenvolvida pelo Time de Comunicação, que elaborou um crachá de identificação do colaborador, com foto, contendo a seguinte frase: “Meu nome é”. Esta ação interage, diretamente, com o Time de Identificação, pois estabelece um passo inicial de vínculo e fluidez na comunicação e, consequentemente, pode evitar falhas de identificação.
As líderes do Time de Identificação destacaram também durante o podcast as ações planejadas e desenvolvidas ao longo do ano de 2025, incluindo auditorias de verificação e educação, projetos em vários setores do hospital como a radiologia, e ideias de melhorias importantes.
O podcast Passagem de Plantão é coordenado pelo Time de Comunicação do NSP do HC da Unicamp e produzido em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast é direcionado para profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. Passagem de Plantão está disponível no canal do YouTube da Unicamp e nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros.