Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Comemoração 40 anos DND

A Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp completou 40 anos no mês de agosto. Para celebrar esse marco histórico, diversas atividades foram realizadas no hospital de 25 a 29 de agosto, durante a Semana da Nutrição. A comemoração também marcou o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto.

As atividades realizadas no hospital foram: exposição de dietas hospitalares e dietas enterais, concurso de bolos e tortas de frutas, realização de práticas integrativas, apresentação musical com karaokê e dança do ventre, palestra sobre nutrição esportiva com Vivian Paranhos e homenagem a funcionários da DND.

A DND do HC da Unicamp foi fundada na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, sendo posteriormente transferida para o HC em 1985, onde era um Serviço até se tornar uma Divisão, em 1993.  Inicialmente, o atendimento da DND no HC era restrito à Enfermaria Geral de Adulto (EGA) e, posteriormente, foi se expandindo para outras enfermarias até se tornar o que é hoje.

“Chegamos a contar com mais de duzentos profissionais, em uma época em que todos os processos eram manuais: descascávamos sacos e sacos de batatas e legumes, embalávamos bolachas, passávamos margarina manualmente nos pães e envasávamos quase 600 jarras de água por dia. As refeições eram distribuídas em baixelas de inox, preenchidas com bules de água quente e os talheres também eram de inox”, relembrou a nutricionista Luciane Giordano, coordenadora da DND do hospital.

Atualmente, a DND é subordinada à Coordenadoria de Assistência (COAS) e é considerada referência na área de Nutrição e Dietética Hospitalar. Está localizada no 1º andar do hospital e possui 11 copas de apoio nas Unidades de Internação um espaço de mais 1,4 mil metros quadrados. Mensalmente, a DND prepara 15 mil refeições intermediárias compostas pelo desjejum, lanche e ceia e 22 mil refeições principais, compostas pelo almoço e jantar.

A equipe da DND é composta por 125 colaboradores – nutricionistas, técnicas de nutrição, almoxarifes, técnicos administrativos, cozinheiros e copeiros – que se dividem nas duas grandes áreas que compõe a DND: o Serviço de Nutrição Clínica e o Serviço de Alimentação Hospitalar. Em 2021, a DND ganhou o prêmio Destaque Profissional 2021 do Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (CRN-3) de São Paulo e Mato Grosso do Sul pelo projeto Arte em tempos de Covid-19. Leia aqui a matéria Arte em tampas de marmitas ganha prêmio do Conselho Regional de Nutrição.

Homenagem

Dois funcionários foram homenageados durante a comemoração dos 40 anos da DND: o copeiro hospitalar Marco Ferreira e técnica de nutrição Rosa Iolanda de Oliveira Costa. Ambos trabalham há 40 anos na DND. Marco começou a trabalhar no HC como pedreiro. Ele ajudou a levantar as paredes do hospital. Quando a DND foi transferida em 1985 da Santa Casa para o HC, Marco foi contratado como copeiro.

“Não sou bom de palavras. Gosto de cantar. Só tenho a agradecer todos esses anos. Espero continuar aqui por mais tempo”, disse Marco, emocionado, e aplaudido por todos.

Rosa estava de férias e foi representada pela filha, que disse que mãe tinha um carinho imenso por todos. “A Rosa sempre disse que o sonho dela era receber uma placa de homenagem”, revelou Luciane.

A cerimônia terminou com uma mensagem da superintendência do HC e uma benção do pastor João Silvio Rocha e do padre Nilo Cavalcante do Oliveira Filho, ambos do Serviço de Capelania do HC da Unicamp. Houve em seguida a exibição de um vídeo retrospectivo sobre os 40 anos da DND e um coquetel, oferecido pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). No final, todos cantaram o tradicional e foi servido bolo e brigadeiro, feitos pela equipe da DND.

Concurso culinário

Sabor, criatividade, harmonia com a fruta escolhida e apresentação foram os critérios para a escolha dos bolos e tortas vencedores do concurso de culinária promovido pela DND no dia 26 de agosto. A equipe de jurados teve que escolher os três melhores doces entre os 13 pratos inscritos no concurso de culinária. A decisão foi difícil!

O primeiro lugar ficou para Mônica Cristina Muneratti da Costa, técnica de enfermagem da Enfermaria de Neuro com um bolo de frutas vermelhas. Sebastiana Gomes de Sousa, técnica de enfermagem da UTI-PED ficou em segundo lugar com a torta cheesecake de frutas vermelhas e a copeira hospitalar da DND, Jéssica Miranda Guerino conquistou o terceiro lugar com o bolo Carmen Miranda.

“Em todos os outros anos, o concurso de culinária era voltado para pratos salgados. Esse ano resolvemos inovar e mudar o tema do concurso para o preparo de bolos ou tortas contendo frutas como ingrediente principal”, disse Luciane.

Ir para o topo