Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

HC promove ações internas e concurso de frase pelo Dia Mundial da Sepse

“Ser top em sepse é reconhecer cedo, agir rápido e salvar vidas todos os dias” - frase vencedora escrita por Alexandre Oh

Dia Mundial da Sepse

O dia 13 de setembro foi instituído como o Dia Mundial da Sepse, uma doença altamente mortal. O tema da campanha desse ano proposto pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) é O que é ser top em sepse? Durante os dias11 e 12 de setembro diversas ações aconteceram no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp para lembrar a todos da importância do diagnóstico e tratamentos rápidos para prevenção e na redução de mortes por sepse.

Foram desenvolvidas atividades em todos os setores de internação de pacientes adultos, incluindo a Unidade de Emergência Referenciada (UER), as Unidades de Internação de Adultos (UIA) e as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A campanha também contou com a participação das áreas gerenciais, administrativas e de apoio.

“As unidades desenvolveram um jogo de perguntas e respostas sobre sepse e higiene de mãos, com a participação das equipes multiprofissionais de todos os turnos do hospital. Diariamente, uma equipe de mais de 50 colaboradores trabalhou na implementação das ações do protocolo”, explicou Mayra Carvalho Ribeiro, supervisora da seção de Avaliação de Tecnologias do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp.

As ações também incluíram a divulgação de um vídeo e um concurso de frases com o tema O que é ser top em sepse? O ganhador do concurso foi o supervisor do faturamento Alexandre Oh e a frase vencedora foi: “Ser top em sepse é reconhecer cedo, agir rápido e salvar vidas todos os dias.”

Protocolo

No Brasil, são registrados 400 mil casos anuais de sepsemia. Desse total, 240 mil pessoas morrem em decorrência da doença, uma taxa de mortalidade de 60%. Ao tentar combater infecções em qualquer órgão do corpo, o organismo libera respostas inadequadas. As reações podem comprometer o funcionamento do organismo e levar à falência múltipla de órgãos.

Desde abril de 2024 o HC da Unicamp adota um protocolo relativo à sepse. O protocolo estabelece a identificação precoce da doença, o tratamento eficiente e a avaliação constante com base em indicadores para a correção de falhas nos procedimentos. O protocolo de sepse do HC conta com a parceria do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), que coordena as ações do Dia Mundial da Sepse no Brasil.

Em maio de 2025, o hospital inaugurou na Unidade de Emergência Referenciada (UER) o painel de protocolo clínico de Sepse. O painel foi criado como parte das ações de fortalecimento da cultura da qualidade e segurança do paciente.

Ir para o topo