Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Cuidado seguro para recém-nascido e criança é o tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente

Data foi celebrada em setembro no HC com exposição de desenhos infantis

Dia Mundial da Segurança do Paciente

No dia 17 de setembro, no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, aconteceu a cerimônia de comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema da campanha global de 2025 é Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança e o slogan é Segurança do paciente desde o início! O evento também foi marcado pela entrega de certificados de destaque aos times de segurança do hospital nos eixos Inovação e Processos.

“Nós, do HC, sempre nos envolvemos nas comemorações e participamos, principalmente, divulgando as boas práticas já instituídas em nosso hospital. Garantir cuidados seguros para os pacientes é uma prioridade fundamental, mas os recém-nascidos e as crianças permanecem especialmente vulneráveis aos riscos de segurança do paciente”, disse a enfermeira Ana Carolina Braz Moitinho, supervisora da seção de Segurança do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp.

Ana Carolina Moitinho
Ana Carolina Moitinho, supervisora da seção de Segurança do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do HC da Unicamp

Embora a incidência relatada de eventos adversos em recém-nascidos e crianças que recebem cuidados médicos varie, estudos sugerem que os eventos adversos ocorrem em todos os ambientes de cuidados, com maiores riscos entre crianças gravemente doentes, particularmente aquelas em terapia intensiva ou que requerem intervenções médicas complexas.

“É muito importante ter esse olhar para cuidar com segurança das crianças que são atendidas em nosso hospital. Enfrentar esse desafio requer esforços abrangentes nas principais áreas de segurança do paciente, como parto seguro e cuidados pós-natais, segurança de medicamentos, segurança de diagnóstico, segurança de imunização, prevenção de infecções e reconhecimento precoce de deterioração clínica”, ressaltou o médico e coordenador de Assistência do HC, Paulo Eduardo Velho durante o evento.

Paulo Velho
Paulo Velho, coordenador de Assistência do HC da Unicamp

A professora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp Maria Paula de Oliveira Pires fez uma palestra com o tema “Crianças não são adultos pequenos – cuidados individualizados e seguros” e trouxe suas experiências na Austrália, na Unifesp e no hospital Albert Einstein. Na sequência, a fisioterapeuta do HC da Unicamp Milena Antonelli, contou sobre o trabalho da equipe multiprofissional para cuidado pediátrico individualizado e seguro realizado no HC da Unicamp.

A coordenadora do NQSS do HC da Unicamp Mariana Salhab Dall’Aqua Schweller para entregou os certificados de destaque aos times de segurança. No eixo Processos, o trabalho vencedor foi Auditoria interna como ferramenta para o fortalecimento da identificação segura do paciente: um comparativo entre os anos 2024 e 2025, do time de Identificação Segura.

No eixo Inovação, o trabalho vencedor foi Treinamento in loco para melhoria da identificação do paciente e comunicação na Unidade de Emergência Referenciada – Dia Mundial da Segurança do Paciente,dos times de Comunicação Efetiva e Identificação Segura.

“O Núcleo de Segurança do Paciente é apenas um dos agentes que promovem a cultura de segurança, e não poderíamos conquistar resultados de excelência sem o compromisso dos profissionais que atuam nos times de segurança das áreas com este objetivo”, finalizou Moitinho.

Desenhos

Um dos objetivos da campanha de 2025 é capacitar pais, cuidadores e crianças na segurança do paciente, promovendo educação, conscientização e participação ativa no cuidado. Por isso, o NQSS fez um convite para que filhos dos colaboradores do hospital e da Unicamp, especialmente da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC), participassem dessa ação. Os desenhos ficaram expostos no hall de entrada F2, em frente à Superintendência, durante a semana doa dia 17 de setembro.

Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança
Exposição de desenhos de crianças do HC e da Unicamp

Ir para o topo