Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Setembro é o mês de cuidar da vida e da saúde mental. De acordo com a psicóloga do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal do RH do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Nádia Zamariola Milani, no contexto hospitalar, os profissionais da saúde encontram-se suscetíveis ao suicídio. Fatores estressores como a responsabilidade sobre a vida e bem-estar de pessoas sob seus cuidados ou lidar com a morte em seu cotidiano são alguns dos fatores de risco.

Ao longo dos cinco anos de campanha no HC, foram desenvolvidos diversos conteúdos voltados à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Uma das estratégias é a utilização de QRCode disponibilizado em locais de grande circulação, como o refeitório, espelhos dos banheiros, murais, comunicados digitais e fundos de tela dos computadores direcionando para o conteúdo da campanha de 2025.

Setembro amarelo
Palestra de encerramento do Setembro Amarelo no HC da Unicamp

A palestra Primeiros Cuidados Psicológicos com a coordenadora de Saúde Ocupacional da Unicamp, Daniela de Almeida Martins, fez parte dessas ações e encerrou, no dia 30, a programação do Setembro Amarelo no HC da Unicamp. “Neste evento, os funcionários do HC aprenderam o passo a passo e os cuidados éticos necessários para oferecer apoio emocional imediato a pessoas em situações de crise emocional”, comenta a psicóloga da DRH do HC da Unicamp Monique Arantes Guimarães.

Mulheres em roda

Nos dias 03 e 09 de setembro, foi realizado no hospital o “Encontro Mulheres em Roda” – um projeto já realizado no CECOM pela psicóloga Karen Batista. Com esta ação, foi possível oferecer um espaço de reflexão e problematização sobre os determinantes do sofrimento psíquico das mulheres do HC da Unicamp, tecendo uma rede de suporte e cuidado.

Setembro amarelo
Mulheres em roda trouxe uma reflexão sobre o sofrimento psíquico das colaboradoras do HC

Enfermaria do Trauma

A equipe da enfermaria do Trauma, localizada no 5º andar do HC, fizeram uma decoração especial no Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio. No dia 10 de setembro, foi distribuído na Unidade de Internação de Adultos (UIA)  um lacinho amarelo e uma etiqueta com frases motivadoras para reforçar o apoio e a conscientização à prevenção do suicídio. “A equipe de enfermagem da Cirurgia do Trauma sentiu a necessidade de abordar este tema tão importante com os demais colegas de profissão”, ressaltou a técnica de enfermagem Adriane A. Martins.

Balanço positivo

De acordo com a equipe da DRH, as ações foram bem recebidas e avaliadas pela comunidade do HC da Unicamp. Os funcionários participantes indicaram se sentir mais confiantes e preparados para reconhecer, planejar e oferecer apoio inicial a alguém em sofrimento emocional, compreendendo, no entanto, os limites de suas possibilidades de intervenção. As ações foram descritas como momentos valiosos para ouvir e compartilhar histórias, desenvolver estratégias de enfrentamento e refletir sobre as situações desafiadoras do trabalho.

Setembro amarelo
Anfiteatro do HC da Unicamp ficou lotado para a palestra sobre primeiros cuidados psicológicos

Lei federal

Em setembro de 2025, foi aprovada a Lei 15.199 que oficializa e torna obrigatória em todo território nacional a Campanha Setembro Amarelo. Espera-se, com isso, atividades de conscientização sobre saúde mental e ações que englobem a prevenção à mutilação e ao suicídio. Com essa proposta, busca-se: reduzir o estigma e os preconceitos associados às questões de saúde mental; promover a empatia, a compreensão e o apoio às pessoas que enfrentam desafios relacionados à automutilação e ao suicídio e estimular a busca por ajuda profissional.

“Alinhada à legislação brasileira, a Divisão de Recursos Humanos do HC reitera seu compromisso com a continuidade da campanha nos próximos anos para “cuidar de quem cuida”. Deixamos abaixo alguns canais de comunicação na Unicamp destinados às pessoas em sofrimento emocional”, orientou Cristiano Silva, diretor da DRH do HC da Unicamp.

● DRH/HC – Recursos Humanos
Ramais: 18366/17484

● DGRH/DSO – Equipe PART
Email: dgrh.part@unicamp.br
Ramais: 14622, 14615, 14604, 14830

● CECOM – Atendimento VIDAS (Urgência)
Telefone: (19) 3521-6000
Ramal: 16000

● CECOM – Saúde Mental
Telefone: (19) 3521-9020 / 3521-9021 / 3521-9029
Horários: segunda a sexta, das 7h às 19h

Setembro Amarelo
Em setembro de 2025, foi aprovada a Lei 15.199 que oficializa e torna obrigatória em todo território nacional a Campanha Setembro Amarelo

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como 14ª maior causa de morte. O Brasil é o 8º país com maior índice de suicídio. Esses números não incluem as tentativas de suicídio, que são de 10 a 20 vezes mais frequentes do que o suicídio em si. Além disso, o país apresenta as maiores taxas de depressão no mundo, 18,4% da sua população já teve pelo menos um episódio depressivo durante a vida.

Ir para o topo