Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na semana do Dia das Crianças houve muita diversão no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp com a Patrulha Canina, Lilo e Stitch, Minecraft, Máscara, fadas, princesas e outros personagens infantis que andaram ao som do funk pelas enfermarias e ambulatórios, Centro Cirúrgico e UTI Pediátrica e Unidade de Emergência Referenciada (UER).

“Essa semana é muito aguardada pelas crianças e também pelos colaboradores do hospital que sempre inovam nas fantasias e trazem personagens inesperados para fazer a entrega dos presentes às crianças”, disse a enfermeira Giselli Vilela, coordenadora do Serviço de Enfermagem Pediátrica do HC.

Os brinquedos foram adquiridos com o apoio da Associação Amigos do HC e o dia ficou mais alegre com a entrega de lanches do McDonald´s. “Tenho um sentimento de admiração e gratidão pelo trabalho realizado pelo HC da Unicamp. Poder contribuir, minimamente, com esse trabalho já nos deixa felizes e também serve de estímulo para que mais pessoas façam o mesmo”, disse José Saltini, proprietário do McDonald’s de Barão Geraldo.

A Divisão de Nutrição e Dietética (DND) resolveu sair da rotina das dietas e fazer algo diferente na semana do Dia das Crianças. Com a orientação e autorização dos médicos pediatras, a equipe da DND fez, na sexta-feira à tarde (10/10) a entrega de 29 hambúrgueres e batatas frias às crianças internadas nos setores da Pediatria, no quarto andar do hospital.

“Quem tinha intolerância a lactose recebeu o lanche sem queijo. Quem tinha hipertensão, não foi o queijo e nem a batata palha. Uma criança tinha intolerância ao glúten e lactose, dessa forma, enviamos só a carne e a batata. Os lanches foram bem aceitos pelas crianças”, disse a nutricionista Luciane Giordano, coordenadora da DND do HC da Unicamp.

Pequenos heróis, grandes cuidados

Mais uma vez, a equipe do Centro Cirúrgico fez o projeto Pequenos heróis, grandes cuidados! De 6 a 10 de outubro, as crianças com pedido de cirurgia foram escoltadas por profissionais vestidos de personagens infantis. As crianças eram buscadas nos quartos por princesas e super-heróis e levadas ao Centro Cirúrgico para a realização de cirurgias.

“Se para um adulto entrar num centro cirúrgico é algo difícil e estranho imagine, então, o que é para uma criança entrar sozinha num ambiente frio e desconhecido. Como mãe, sempre quis fazer algo diferente no atendimento às crianças aqui no Centro Cirúrgico”, destaca a técnica de enfermagem Luciana Costa, uma das idealizadoras do projeto.

Um espaço lúdico foi criado na sala de preparo, onde as mães podem ficar e acalmar as crianças. No momento da admissão no Centro Cirúrgico do HC, enquanto aguardam a cirurgia, as crianças de 0 a 14 anos recebem presentes doados também pela Associação Amigos do HC. Após a cirurgia, na sala de recuperação, é permitido que as crianças continuem com os brinquedos.

Esse ano a equipe do projeto Pequenos Heróis, grandes cuidados! criou um livro de colorir inspirados no Bobbie Good, mas com cenas relacionadas às vividas pelas crianças durante os intervalos para procedimento no Centro Cirúrgico. “Esse projeto nos trás alegria e motivação. Nos emocionamos com as reações das crianças, pais e  nossos colegas. Confesso que algumas vezes não conseguimos conter as lágrimas”, relatou a técnica de enfermagem Patrícia Rios.

Patologia Clínica

O setor de coleta de exames laboratoriais da Divisão de Patologia Clínica (DPC) do HC da Unicamp promoveu pintura facial, adesivo corporal, brincadeiras com personagem infantil, desenhos de colorir e entrega de brinquedos e doces para as crianças e adolescentes atendidos de 6 a 10 de outubro pelo setor. Os 167 desenhos feitos pelas crianças e adolescentes também ficarão expostos até o final desse mês.

De acordo com Eder Pincinato, coordenador da DPC do HC da Unicamp, o objetivo dessa ação na semana do Dia das Crianças foi proporcionar momentos de leveza, acolhimento e descontração durante a coleta de exames que, muitas vezes, gera ansiedade nas crianças e familiares.

“Essa ação valoriza a vivência infantil no ambiente hospitalar, fortalece a percepção de cuidado integral e reforça a importância da humanização no atendimento prestado pelo hospital”, diz Pincinato.

A técnica de laboratório da Central de Recebimento de Amostras do DPC, Jéssika Campos, contou que o início das doações dos brinquedos partiu de Rosali Saraiva, paciente da Oncologia do HC. Ela trouxe, voluntariamente, alguns brinquedos para serem doados às crianças atendidas no setor de coleta de exames. Audrey Pinhat, sobrinha de Rosali, lançou, em seguida, a campanha nas redes sociais e escolas e as doações tomaram grandes proporções, com o apoio voluntário de Bia Fiano e Aline Faustino, que se envolveram e abraçaram a causa.

“Recebemos 160 brinquedos que serão doados a todas as crianças e adolescentes que passaram pelo serviço de coleta de exames até o final de outubro. A generosidade e carinho de pessoas como a Rosali, que deu início a essa ação, fazem toda diferença no atendimento e acolhimento dos nossos pacientes”, ressaltou Jéssika.

A ação foi organizada pelas colaboradoras do DPC Janilma Carvalho, Jessyka Campos, Helena Marques, Dulciomara Costa e Adriana Pelais e teve o apoio de Eder Pincinato, Ana Lucia Roscani Calusni, assistente técnica da DPC, Cristina Cobra Azevedo Barreto, coordenadora de Serviço Pré e Pós-analítico e a enfermeira supervisora da Central de Coleta, Toyoko Watanabe Takao. A participação do personagem Homem Aranha teve o apoio da Viva Eventos e Produções.

Nefrologia

No Centro Integrado de Nefrologia (CIN), o Dia das Crianças foi celebrado com muita alegria e descontração! A equipe multiprofissional preparou uma sessão especial de cineminha para os pequenos, com direito a pipoca e risadas. Mas a diversão não parou por aí — os adultos também quiseram participar e resgatar a criança interior que existe em cada um. O resultado? Um animado jogo de bingo, cheio de prendas e momentos de pura diversão! “Foi um dia leve, repleto de sorrisos, integração e boas lembranças para todos”, destacou a enfermeira Isabella Ribeiro, coordenadora de serviço do CIN.

Ir para o topo