Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

HC faz ações de conscientização sobre câncer de próstata e diabetes em novembro

Novembro Azul

Atualmente, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito na população masculina, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e o azul é a cor escolhida para conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. De acordo com o Painel de Monitoramento de Mortalidade, do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos houve um aumento de 21% de mortes por câncer de próstata. Em 2024, foram 48 mortes por dia.

O Programa Meses Coloridos realizou no ambulatório de Cirurgia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp a entrega de panfletos informativos para pacientes e visitantes.  Toda a equipe médica, enfermagem e funcionários e alunos do curso de Enfermagem da Unicamp participaram da ação.

O médico urologista do HC da Unicamp Ubirajara Ferreira, juntamente com a equipe da Urologia, falou sobre a importância do diagnóstico precoce e explicou que o homem, a partir dos 45 anos e mesmo sem sintomas, deve fazer os exames de Antígeno Prostático Específico (sigla PSA, em inglês) e toque retal para prevenção do câncer de próstata.

“Diagnosticado no início, o câncer de próstata tem 95% de chances de cura. Caso contrário, ele pode se espalhar para outros órgãos, causando metástase”, alertou Ubirajara.

A idade, o histórico familiar e as síndromes metabólicas como obesidade e diabetes aumentam em até 56% os riscos de câncer de próstata. Na fase avançada da doença, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal e dores muito fortes. “Nessa fase da doença, os cuidados já são só paliativos”, comentou o urologista do HC da Unicamp.

Ouça abaixo a entrevista do urologista Ubirajara Ferreira sobre câncer de próstata ao podcast Ressonância, do HC da Unicamp.

Diabetes

Novembro também é o mês de conscientização sobre a diabetes adulto e infantil. O projeto Meses Coloridos usou a cor azul para falar sobre esse tema com os pacientes, acompanhantes e visitantes do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A ação aconteceu também em novembro no ambulatório de geral de adultos (AGA).

A diabetes é caracterizada pela elevação da taxa de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem, atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. O Dia Mundial do Diabetes foi celebrado em 14 de novembro, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

De acordo com a médica endocrinologista do HC da Unicamp Walkyria Volpini, um terço da população brasileira não sabe que tem diabetes. “Se a diabetes não for controlada, com o tempo ela irá causar problemas em todo o corpo. Por isso, é importante dosar a taxa de diabetes anualmente”, recomenda Walkyria.

DIABETES
Conscientização dosbre diabetes no ambulatório geral de adultos do HC da Unicamp

Ir para o topo