O HC concluiu a modernização e revitalização dos elevadores

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp concluiu a modernização e revitalização de todos os elevadores da unidade. Ao todo, nove cabines receberam painéis digitais com teclas braile, digital voice, novos pisos, forros e bate macas. O valor das reformas foi de R$ 648.600,00, recursos obtidos com a Reitoria.

A modernização técnica consistiu na substituição do antigo sistema de controle mecânico pelo eletrônico, substituição de motores, painéis internos, cabos de aço e piso de paviflex para granito  – que melhora a limpeza e o acesso – dos elevadores de carga limpa, carga suja, refeição, ambulatório e óbito.

“A mudança garante mais conforto e segurança aos usuários. Com a substituição por um sistema eletrônico será possível detectar falhas com mais precisão, por exemplo”, explicou o engenheiro Sergio Lacerda. As capacidades de carga variam entre 1190 e 1540 Kg.

Nos elevadores sociais (3), de paciente (1) e de óbito (1) foi feita a revitalização estética. As paredes de aço inox foram lixadas e os forros de acrílico substituído por novos. O de carga suja passou por uma modernização específica. Foi totalmente readequado para o transporte de cargas pesadas com a colocação de piso em aço inox e paredes acolchoadas.

Foram substituídos também os painéis externos que acionam o elevador e os intercomunicadores, que são ligados diretamente à central de segurança e portaria do hospital, para casos de emergência. “Para garantir a preservação das estruturas revitalizadas, será feita uma manutenção preventiva mensalmente”, completa Lacerda.

Com a modernização, aumenta e suavidade de partidas e paradas, garantindo o nivelamento preciso em todos os pavimentos, menor custo com substituição de peças obsoletas e aumento da vida útil. Dos nove elevadores em operação desde a inauguração do hospital em 1985, cinco são originais.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp