Ortopedia homenageia cirurgião da coluna Elcio Landim

(16/09/2014) O Departamento de Ortopedia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp homenageou nesta segunda-feira (15/09) o professor Elcio Landim, pelos 40 anos de atuação na área de cirurgia da coluna vertebral. Landim está se aposentando após 21 anos de atividades na FCM e Hospital de Clínicas (HC).

No evento, compareceram profissionais e amigos de trabalho, além de alunos e residentes. Também estiveram presentes o vice-diretor da FCM, Roberto Teixeira Mendes, o superintendente do HC e médico ortopedista, João Batista de Miranda e o chefe do departarmento, Sérgio Rocha Piedade.

A generosidade e qualidade de como lecionava, foram destacados por todos que proferiram palavras ao ‘mestre’, como foi chamado ao longo de toda a homenagem. “Além de deixar um legado para a cirurgia da coluna, ele deixará um legado ético e de amizade”, ressaltou o ortopedista Ivan Guidolin Veiga.

Outra qualidade ressaltada pelos colegas foi o que chamaram de “escola Landim”, uma referência aos ensinamentos que passou para aqueles que eram seus residentes e assistentes, e que agora estão perpetuando o conhecimento que receberam, Brasil a fora.

“A função de professor é muito importante. Vejo o Landim como o arco, e seus alunos como as flechas, pois ele sempre queria lançá-los o mais longe possível”, disse Miranda ao confirmar a capacidade como médico ortopedista e docente.

Representando a direção da FCM, o professor Roberto Teixeira afirmou que as portas sempre estarão abertas para receber Landim. “A universidade não faz sentido se não for para melhorar a vida das pessoas”, finalizou.

Em meio aos agradecimentos, Landim relembrava e agradecia junto dos colegas todos os momentos recordados. “Lembro-me como se fosse ontem quando cheguei aqui”, disse o ortopedista, acompanhado de suas duas filhas
.

Elcio Landim se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano de 1970. Iniciou os trabalhos na faculdade em 24 de setembro de 1993, no grupo de coluna do departamento de ortopedia e traumatologia. Hoje se aposenta, deixando o cargo de coordenador da área.

Caius Lucilius com Caroline Roque

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp