A Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Unicamp vai festejar seu quinto aniversário no dia 30 de junho, a partir das 10 horas, no anfiteatro do HC. Foram cinco anos em que mais 10 mil queixas, elogios, sugestões e solicitações foram ouvidas e consolidaram a seção como canal legítimo de escuta e de diálogo entre as comunidades internas e externas do hospital, em busca do estimulo, da participação, do fortalecimento da cidadania e da construção de um hospital mais humanizado. “A Ouvidoria, inserida no novo modelo de gestão, leva a voz do usuário nos espaços coletivos de participação como colegiados, unidades produtiva e redes”, contam as dirigentes da área, Mirian Franzoloso Santos Martins e Maria Amélia Ayres Guidett Zagatto.
A construção da Ouvidoria foi instituída com uma portaria interna, mas já contava com o empenho do GTH, Grupo de Trabalho de Humanização. Juntos, organizaram oficinas para montar um processo de trabalho, que se dividiu em seis eixos: Organização Burocrática, Estrutural, Comunicação Social (na produção de eventos e debates anuais), Organização Técnico Política (que trata das relações internas do hospital), Organização de Arranjo Institucional e seus Atores e Sujeitos (relação do grupo da seção, incluindo o programa de aprimoramento em Ouvidoria Hospitalar, com profissionais distintos), e a Organização de Intervenção de Demandas (encaminhamentos e devolutiva das reclamações).
Segundo as ouvidoras Mirian e Maria Amélia, a função é garantir os direitos e melhorar as questões de humanização. Serve também de ferramenta de gestão, ao mostrarem os indicadores das demandas correspondentes à sua seção. Por isso, a comemoração do 5° aniversário contará com a palestra “Ética e Saúde”, ministrada pelo professor César Aparecido Nunes, chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp. Logo após, a seção vai premiar a IV Mostra de Ouvidoria e Humanização no Ambiente Hospitalar.
Caius Lucilius e Marita Siqueira
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp