Padre Norberto celebra 25 anos de sacerdócio

O Hospital de Clínicas celebrou nesta quarta-feira (07-03), uma missa alusiva em ação de graças ao Jubileu Sacerdotal do Padre Norberto Tortorelo Bonfim, pelos 25 anos de sacerdócio e pelos 22 como Capelão do hospital. A missa solene foi presidida pelo padre emérito José Arlindo De Nadai e contou com a participação de autoridades da Universidade, colaboradores, docentes, amigos, voluntários e pacientes.

No início da celebração eucarística, organizada pelos membros da Capelania Hospitalar com apoio da superintendência, o padre emérito De Nadai saudou o momento e exaltou a trajetória do padre Norberto pelas relevantes contribuições à assistência religiosa na instituição. “Padre Norberto nunca mediu esforços para acolher e beneficiar a população, sobretudo a mais debilitada, com o conforto espiritual, seja na palavra, na oração ou na unção”, destacou.

Na ocasião padre Norberto, que também é pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Campinas, relatou que o período foi marcado por várias conquistas como a construção ao longo dos anos de um modelo de capelania em focado em saúde e espiritualidade, que se propagou para outros lugares. “São anos de muitas estórias e momentos que marcaram nossas ações de presença espiritual e religiosa junto à colaboradores, pacientes e familiares”, comentou Bonfim.

De acordo com padre Norberto, antes de assumir o serviço de Capelania, em 1996, já atuava há três anos apoiando o antigo capelão Padre Wilson Denadai. “Foi quando ampliei meus conhecimentos nesta instituição com a equipe que aqui está até hoje: Célia e o pastor Silvio”, recorda. O Serviço de Capelania do HC realiza em média 25000 atendimentos por ano e também serve de apoio ao estágio para seminaristas católicos e presbiterianos.

Para o capelão do HC um dos momentos marcantes, que inclusive teve a presença do arcebispo da Arquidiocese da Região Metropolitana de Campinas, Dom Bruno Gamberini, foi a reinauguração da Capela Nossa Senhora da Confiança em 2010 após uma ampla reforma. “O projeto focou a adequação e restauração para promover a melhoria na circulação, iluminação e conforto térmico. Foi um sonho conquistado com muitas mãos”, recorda Bonfim.

O trabalhos de padre Norberto são muitos, mas ele fez questão de destacar também as atuações na Universidade com foco na espiritualidade e qualidade de vida na terceira idade. Na trajetória estão ainda batizados na capela e até casamentos em leitos da enfermaria antes do paciente ir a óbito, foram celebrados pelo padre Norberto. “O conforto espiritual é um remédio de DEUS e nossa presença tem muito influência nas pessoas, sejam colaboradores ou pacientes” enfatizou.

Ao final da celebração dirigentes da reitoria, da FCM, do HC e do CAISM destacaram o papel desempenhado nos 25 anos de sacerdócio pelo padre Norberto, especialmente no contexto de assistência espiritual na área da Saúde na Unicamp. Todos os anos cerca de 90 voluntários atuam junto ao serviço de Capelania do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC