Enfermaria de Pediatria do HC recebe doação de televisores digitais

A Enfermaria Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou uma cerimônia para receber a doação de 19 televisores de LED, viabilizada pelo pai de um ex-paciente da UTI Pediátrica. O evento aconteceu na sexta-feira (30-06), às 14h, no pátio da ala da Enfermaria Pediátrica, como forma de agradecimento ao ato.

Além das TV’s, três DVD’s foram doados, junto com suportes articulados para parede e com rodízio, que foram especialmente elaborados e confeccionados para oferecer segurança ao transportar os equipamentos  pela UTI. Também serão entregues três carrinhos de bebê, tipo guarda chuva, para uso na própria enfermaria, em passeios pelo pátio, por exemplo, para acalmar ou distrair a criança. “A humanidade está carente de atos como este, onde a compaixão gera uma ação”, afirma o Coordenador de Assistência do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.

O doador dos equipamentos, Samuel Moreira Nosari, empresário do ramo de alimentos, arrecadou o dinheiro através de doações de amigos, outros empresários e com investimento próprio. A ação foi motivada após a internação de sua filha de quatro anos no HC da Unicamp. Em fevereiro, quando ela estava prestes a fazer aniversário, começou a passar mal, foi encaminhada para a UER do HC e em seguida internada na UTI pediátrica, onde permaneceu por cerca de 10 dias. O período de tratamento e recuperação foi um sucesso, possibilitando a alta da criança.

“O Samuel sentiu uma grande gratidão com o HC e com a equipe que cuidou da filhinha dele. Durante a internação, percebeu a necessidade de TV’s na ala pediátrica, para distração das crianças e ofereceu ajuda”, explica Maura Sundfeld, pedagoga da pediatria. Acompanhado por Maura e Gisele Vilela, enfermeira supervisora da UTI Pediátrica, o pai realizou visitas nos quartos da enfermaria, e juntos analisaram a estrutura, definiram a quantidade e tamanho dos equipamentos.

Em menos de um mês de campanha, todos os aparelhos foram adquiridos, totalizando um valor aproximado de R$ 15 mil. As TVs já estão patrimoniadas, com nota fiscal entregue, validada e serão instaladas pela Divisão de Engenharia do HC.

Os equipamentos
Os televisores possuem receptor de sinal digital interno, o que facilita a atualização tecnológica da área. O sinal analógico de televisão será desligado em 27 de setembro deste ano, na cidade de Campinas, e os equipamentos hoje utilizados na enfermaria ficarão obsoletos.

As TV’s antigas serão recolhidas pelo Serviço de Patrimônio. Elas já estavam em uso há 17 anos, desde que foram adquiridas também através de uma campanha de doações coletivas. A enfermaria tinha intenção de trocar os televisores, porém, não havia recurso disponível para substituição.

Ao todo serão entregues 16 TV’s LED de 28 polegadas que ficarão na enfermaria pediátrica; três TV’s LED de 20 polegadas para a UTI pediátrica; três aparelhos DVD’s; 13 suportes fixos e articulados; três suportes móveis para TV e DVD com rodízio; além dos três carrinhos de bebê.

Saiba mais em:
Jornal da EPTV 2ª Edição