Presidente da Câmara dos Deputados visita HC

O médico e presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, esteve na última sexta-feira (16/05), na Universidade e no HC da Unicamp. Na oportunidade, Chinaglia almoçou com o superintendente Luiz Carlos Zeferino, com o prof. Gastão Wagner de Sousa Campos, chefe Deptº. de Medicina Preventiva e Social da FCM e com militantes do PT (Partidos dos Trabalhadores) na sede da Associação dos Docentes da Unicamp – ADUNICAMP.

Logo após o almoço, o deputado reuniu-se com representantes do corpo de enfermagem do hospital, que entregaram ao parlamentar um Projeto de Lei para a redução da carga horária de trabalho de 40 para 30 horas semanais. Após receber o projeto da enfermagem, Arlindo expôs aos profissionais a atual situação do Congresso, quanto à aprovação de leis.

O deputado explicou que apenas medidas provisórias têm sido aprovadas, ultimamente, pelo Congresso Nacional. Além disso, outras categorias, já entregaram projetos de lei para a melhoria nas condições de trabalho, como a categoria dos policiais militares, exemplificou Chinaglia. De qualquer modo, segundo ele, o projeto será apresentado aos líderes da Câmara para que sua viabilidade seja analisada.

Após a conversa com as representantes da enfermagem, Arlindo Chinaglia se reuniu com o Superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino e alguns diretores da Unidade de Emergência Referenciada – UER (antigo Pronto-Socorro), para conhecer o novo projeto de reestruturação da unidade que começa ainda este ano. O projeto compreende a construção de um prédio de 6 mil metros quadrados, com cinco pisos e capacidade para abrigar 28 leitos de UTI, 60 leitos clínicos e cirúrgicos e 30 leitos de observação.

A última etapa da visita à Unicamp, sempre acompanhado do Superintendente do HC, foi na reitoria da Universidade onde foi recebido pelo reitor José Tadeu Jorge e pelo coordenador-geral da Universidade Fernando Costa. O presidente da Câmara aproveitou para anunciar a assinatura em abril um convênio entre a Unicamp e o Ministério da Saúde que prevê a construção de uma unidade de emergência regional que deverá incorporar e dar infra-estrutura mais adequada ao fluxo de atendimento da Unidade de Emergência Referenciada do HC.

Arlindo Chinaglia é médico por formação e atua na política desde os anos 80, período em que, inclusive, presidiu a CUT e ajudou a fundar o PT. Foi eleito Presidente da Câmara dos Deputados em 1º de fevereiro de 2007, cargo que deve ocupar até 2009.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago e Isabel Gardenal
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp