Professor Frederico é homenageado no Gastrocentro

O gastroenterologista Antônio Frederico Novaes de Magalhães se aposentou e foi homenageado em cerimônia realizada na manhã de hoje (16-03), no anfiteatro Massao Fujimaki do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo, do Gastrocentro/Unicamp. O médico Walter Henrique Pinotti,coordenador do Net Gastro e membro da equipe de Telemedicina da USP, também participou do evento através de videoconferência em São Paulo e parabenizou o professor Frederico pela brilhante carreira que contou com publicações de livros e realização de trabalhos acadêmicos e científicos, que contribuíram à medicina e a Unicamp, que é uma universidade de renome internacional. “A aposentadoria marca um momento cronológico, mas não atinge o funcional nem o biológico. É um momento de liberdade”, diz o docente da USP.

O Professor Frederico Magalhães foi o criador e coordenador do Gastrocentro, diretor da FMC e superintendente do HC da Unicamp. Devido a sua importância para a universidade, profissionais e amigos ressaltaram sua excelência como médico e professor. “O professor Frederico sempre tratou cordialmente todos os funcionários, docentes e alunos. Um homem com muita sabedoria, bom senso, isenção e simplicidade”, relatou o professor Rogério Antunes Pereira Filho, que em discurso bem-humorado, lembrou a trajetória de Magalhães desde os tempos da criação do Gastrocentro. Disse que o médico da Unicamp “parte cedo, mas de cabeça erguida”. Antunes terminou o seu discurso com uma frase de efeito, seguida por aplausos: “A Coruja Minerva abre as asas ao anoitecer”.

Ao final do evento, os netos, as filhas e a esposa de Magalhães subiram ao palco do Massao Fujimaki. De todos, o gastroenterologista recebeu presentes e ouviu por diversas vezes “Eu te amo”. Fotos com a trajetória do médico também foram exibidas no anfiteatro da unidade. Muito emocionado, o professor Frederico recebeu uma placa e agradeceu, comovido, à todos.

Caius Lucilius com Marita Siqueira
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP