Programa “Mexa-se” inaugura tenda na área da saúde

A segunda tenda do programa “Mexa-se” será inaugurada nesta quarta-feira (01/08) às 10h30 horas, próximo a entrada do primeiro andar (F1) do Hospital de Clínicas. Essa unidade é destinada aos funcionários da área de Saúde da universidade e a expectativa é atender o maior número de pessoas possível. Serão oferecidas aulas de dança, condicionamento físico, caminhada monitorada, Lian Gong, ginástica localizada e alongamento em diversos horários. O projeto é uma iniciativa do CECOM (Centro de Saúde da Comunidade), com apoio da Faculdade de Educação Física, Pró Reitoria de Desenvolvimento Universitário, Grupo Gestor de Benefícios Sociais, grupo de dança do Instituto de Artes, Faculdade de Ciências Médicas e Departamento de Recursos Humanos do HC.

“Nosso objetivo ao trazer a tenda para a área da saúde é disseminar informações e promover a qualidade de vida através da prática de atividades físicas para os funcionários desse setor da universidade”, afirma o coordenador do programa, professor Carlos Aparecido Zamai. Ele destaca os resultados obtidos em médio prazo, como a melhora do condicionamento e dos indicadores de saúde dos participantes regulares.

Criado em 2004, o programa “Mexa-se” tem em seu projeto oito tendas previstas para instalação em todo o campus. Atualmente, a primeira tenda funciona próxima à reitoria e a equipe responsável pelo atendimento é composta por dois bolsistas-trabalho do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), dois estagiários do CECOM, dois estagiários do GGBS, além dos professores de dança.

Para apresentar o projeto aos funcionários, o Departamento de Recursos Humanos organizou duas palestras no anfiteatro do hospital nos dias 24 e 25 de julho. O professor Carlos Zamai divulgou os resultados de uma pesquisa interna realizada sobre os hábitos de vida dos funcionários. “A ideia é expor os problemas e propor as soluções através do Mexa-se”, completa.

No entender de Ana Tereza Píton do Departamento de Recursos Humanos, as palestras alertam sobre a necessidade das atividades e também fortalecem a divulgação do Mexa-se. A equipe responsável pelo projeto ressalta apenas que as aulas de dança oferecidas no período noturno são pagas. O valor é simbólico, mas nos horários diurnos, as atividades são gratuitas.

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp