Rede WIFI atinge 80% no HC


O Departamento de Informática (DINF) do HC conclui a primeira fase de implantação da rede WIFI com cobertura para 80% do hospital. São cerca de 60 antenas instaladas em todas as enfermarias, áreas administrativas e ambulatórios. A segunda fase para expandir a cobertura, começa a após a identificação das áreas de “sombra”. A previsão é a montagem de mais 20 antenas, proporcionando 100% de cobertura até julho. Foram investidos cerca de R$ 200 mil na estruturação da rede com recursos do HC, Reitoria e do PATC (Plano de Atualização Tecnológica Continuada).
 
A rede atual é destinada apenas a docentes, alunos e funcionários do HC, porém existe um projeto de expandir para o uso de pacientes e visitantes, com redes distintas. Uma das preocupações do DINF é manter o alto nível de proteção da rede atual – que recebe em média 3.000 ataques de vírus todos dias – devido ao fluxo e a troca de informações acadêmicas e sobre pacientes. A rede assistencial é segregada da administrativa e acadêmica e dispõem de um nível maior de proteção, por conter informações de pacientes.
 
Segundo Edson Kitaka, diretor do DINF, o sistema de tecnologia da rede WIFI é semelhante ao que será usado em estádios que receberão jogos da Copa do Mundo: antenas “inteligentes”, por serem integradas e permitirem a mobilidade do usuário sem interferência no sinal de barreiras como paredes, pisos e tetos. As antenas instaladas no HC são do tipo MIMO (Multiple-Input Multiple-Output – Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas) que tem como principais vantagens maior alcance do sinal, menor enfraquecimento (latência) do sinal, permite maior quantidade de usuários conectados simultaneamente; maiores velocidades de transmissão e maior resistência à interferência.
 
O diretor de DINF diz que um projeto piloto foi iniciado em 2009/2010 e a partir dele foi feita a expansão para todo o hospital, agregando sempre novas tecnologias e segurança. Os investimentos também contemplaram switchs, cabeamento, softwares e módulos de segurança Firewall. A rede WIFI permite inclusive, o acesso com restrição ao sistema PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens originárias de exames de tomografia, raio-x, ressonância etc) do hospital.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp