Reitor dá posse ao novo superintendente nesta quarta-feira (23), na FCM

O reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, dá posse na próxima quarta-feira (23/06), no auditório da FCM, ao médico reumatologista Manoel Barros Bértolo, eleito superintendente do Hospital de Clínicas para o mandato 2010-2014. Ele foi nomeado pelo reitor da Unicamp, depois da realização em junho, da consulta à comunidade do hospital e da Faculdade de Ciências Médicas que referendou seu nome. Manuel Bértolo, que é atual coordenador de assistência, foi eleito com 72,97% dos votos válidos. A posse do 12º superintendente do HC acontece às 10 horas, no auditório 5 da FCM.

Participaram da escolha do novo superintendente docentes, médicos residentes, alunos de graduação em medicina, enfermagem, fonoaudiologia, dos cursos de pós-graduação, de aprimoramento e funcionários do HC. “Eu queria deixar uma mensagem muito simples, que é a minha irrestrita confiança na capacidade do HC e de sua comunidade, para ocuparmos o quinhão que nos cabe, na saúde pública de qualidade e que passa por um desenvolvimento contínuo de ciência e tecnologia”, comenta Bértolo que acrescenta “Agradeço a todos que acreditaram em minhas propostas e juntos, saberemos estabelecer metas e mobilizar os recursos para alcançá-las”.

Atualmente, Manuel Bértolo é professor assistente doutor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas. Reumatologista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1981, já publicou 78 artigos completos em periódicos especializados com 315 citações no Web of Science (ISI). Orientou cinco dissertações de mestrado – 7 em andamento – e cinco teses de doutorado – 1 em andamento, além de três orientações de iniciação científica. Recebeu três prêmios e é autor de um livro e cinco capítulos em outras publicações. Em sua carreira acadêmica concentrou suas pesquisas na área artrite reumatóide e tem mais de 35 participações em bancas examinadoras de doutorado e mestrado.

Caius Lucilius

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp