Reynaldo Quagliato se aposenta e recebe homenagem no HC

A disciplina de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp homenageou nesta quarta-feira (07/05), um de seus grandes colaboradores, o professor Reynaldo Quagliato Júnior, que está se aposentando após 43 anos de atividades na Unicamp e no HC.

No evento, compareceram profissionais e amigos de trabalho, além de alunos e residentes. Também estiveram presentes o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Mário Saad e o superintendente do HC, Manoel Barros Bertolo.

A dedicação e o profissionalismo do professor Quagliato, foram relembrados por todos os colegas que prestaram a homenagem. “Seu legado médico inestimável continuará na faculdade”, ressaltou o pneumologista Eduardo Mello de Capitani.

O carisma, paciência e equilíbrio do profissional foram lembrados por Lair Zambon, assim como a responsabilidade por ter contribuído na formação de muitos médicos, segundo o pneumologista Ibsen Bellini Coimbra. “Quagliato faz parte do grupo de grandes mestres de nossa faculdade”, concluiu.

Após mais de quatro décadas de dedicação à clínica médica, os pedidos para que o professor volte à faculdade foram inúmeros. “Espero que continue trazendo seus ensinamentos e contribuindo com seu profissionalismo”, acrescentou Bertolo. “A medicina precisa de profissionais exemplares, e ele foi um desses, essencial para a faculdade de medicina. Por isso faço um apelo para que continue conosco”, disse Saad.

Também agradeceram e parabenizaram o professor Quagliato, sua esposa Elisabete Quagliato, o médico aposentado da disciplina de cirurgia torácica Carlos Frazatto, e os pneumologistas da clínica médica Silvio Rezende e José Geraldo. Todos relembraram os anos de amizade, trabalho e convívio com o homenageado.

Na sequência dos agradecimentos, foi entregue um ofício que propõe a continuação do professor em atividades da faculdade e do hospital. “Com certeza vou considerar todos os convites que receber, aliás, um já foi feito”, tranquilizou Quagliato.

Em seguida, um vídeo foi exibido, retratando resumidamente a história do professor e a palavra foi passada ao mesmo. “Agradeço a todos por essa homenagem. Em todos esse anos, o que valeu a pena foi a medicina espetacular dessa universidade e a equipe com quem trabalhei nesse tempo”, finalizou Quagliato.

Reynaldo Quagliato se formou em medicina, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano de 1967. Iniciou seu trabalho ainda quando as atividades do HC estavam alocadas na Santa Casa de Campinas.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp