Saad participa de homenagem para Luiz Jacintho em Brasília

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou na última sexta-feira (24/1) a inclusão do retrato do professor Luiz Jacintho da Silva e mais cinco sanitaristas, na Galeria de Honra dos Sanitaristas do Ministério da Saúde, no hall privativo do Edifício Sede em Brasília (DF). Os médicos Wanderlei Silva Bueno – que também passou pela FCM, Jamil Haddad, Zilda Arns, Paulo Eduardo Elias, Eleutério Rodriguez Neto e Luiz Jacintho da Silva agora integram a galeria onde constam nomes como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Sérgio Arouca e outros 13 sanitaristas brasileiros.

“Esta galeria é uma inspiração para darmos continuidade aos sonhos e desejos destes que ajudaram a construir a história do Sistema Único de Saúde e refletirmos para enfrentarmos os novos desafios”, observou Padilha.

O diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Mário Saad, foi convidado pelo ministro Padilha e representou a Unicamp durante a cerimônia juntamente com Miriam Moura (foto) esposa de Luiz Jacintho da Silva. “Representar a instituição em que Luiz Jacintho consolidou-se como um pesquisador de renome internacional foi um prestígio, mais ainda, pelo legado que deixou para a construção do SUS, inclusive à frente de várias órgãos públicos no Brasil”, enfatizou Saad.

“Sou testemunha viva da luta de todos eles por uma saúde melhor para a nossa população, nem que para isso, muitas vezes, ficassem ausentes em suas próprias famílias. Esta não é uma mera galeria de fotos, registra para os mais jovens se mirarem nos exemplos dos seis”, emocionou-se Janete Bueno, esposa do ex-presidente da Associação dos Médicos Sanitaristas do Estado de São Paulo, escolhida para falar em nome dos familiares dos homenageados.

“Minha avó fez a diferença na vida de várias famílias. Ela sempre foi muito atenciosa e, como viajava bastante, fazia questão de reunir todos os parentes durante as férias de verão. Ela é nossa inspiração para melhorar a vida do outro”, lembrou Nátali Friedrich Neumann, 18 anos, neta de Zilda Arns. Representantes do ministério da Saúde de Cuba também estiveram presentes na cerimônia para homenagear a fundadora da Pastoral da Criança, que morreu vítima do terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, Haiti, em 2010.

O professor Luiz Jacintho da Silva, que faleceu no dia 15 de dezembro, ocupou diversos cargos em sua carreira, entre eles o de superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp no período de 1994 a 1997. Seu último posto foi como diretor do Dengue Vaccine Initiative (DVI), junto ao International Vaccine Institute, em Seul, Coreia do Sul.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com Ana Paula Ferraz – Ministério da Saúde
Fotos: Karina Zambrana (MS)