Secretário de Estado da Saúde assina convênio com o HC e visita complexo hospitalar da Unicamp

O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, José Roberto Barradas Barata; o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz; o superintendente do HC, Ivan Toro e o superintendente da Furp, Edson Nokazone, assinaram o primeiro convênio de um hospital universitário com a Fundação para o Remédio Popular (Furp). O protocolo de parceria entre o laboratório farmacêutico do Estado e a Unicamp foi apresentado hoje (24/5), às 11 horas, na Superintendência do Hospital das Clínicas.

O convênio, que prevê o fornecimento ao HC de medicamentos via oral, é parte de um projeto da Furp que visa à consolidação de parcerias com unidades privilegiadas do SUS, que, segundo Nokazone, são instituições universitárias e filantrópicas. De acordo com o superintendente da fundação, a parceria deve intensificar-se no momento em que estiverem finalizadas as obras da unidade da Furp em Américo Brasiliense, onde serão produzidos também medicamentos injetáveis.

Com a isenção de taxas de impostos e sem precisar gastar com marketing e propaganda, a Furp tem a possibilidade de produzir medicamentos de baixo custo com a mesma qualidade dos produzidos por laboratórios de iniciativa privada. A fundação foi criada com o propósito de distribuir produtos de interesse da saúde pública para melhoria da qualidade de vida da população.

Visita – Além de participar do lançamento do protocolo de parceria entre a Unicamp e a Furp, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, fez seu primeiro roteiro completo no Hospital das Clínicas, no Caism e no Hemocentro da Unicamp. “Das outras vezes que esteve na Universidade, o secretário não teve tempo de conhecer o complexo hospitalar”, disse o reitor Brito Cruz.

A visita no HC teve como objetivo avaliar a necessidade de ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para poder ampliar a realização de procedimentos estratégicos para pacientes de pós-operatório, como transplantes, cirurgias de trauma, cirurgias oncológicas, bariátricas entre outras.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC