Secretário-executivo do Ministério da Saúde participa de evento promovido pelo HC e CGU

Reorganizar o modo de gestão dos hospitais universitários, mudar a forma de financiamento e buscar maior interação com todas as instâncias governamentais e parcerias foi sinteticamente a fórmula encontrada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner de Souza Campos, para organizar o sistema público de saúde.

“Queremos adotar um modelo de co-gestão digno de ser exportado e buscar uma maior integração docente assistencial”, disse na primeira parte do I Fórum Permanente de Saúde, realizado na última quinta-feira (16) no auditório da Biblioteca Central.

Gastão, que também é docente da FCM, destacou as políticas públicas de saúde e o papel dos hospitais universitários. O secretário sugeriu que uma das medidas do Ministério da Saúde será redefinir junto ao HC o papel do Pronto-Socorro, principalmente a atuação nos setores de urgência e emergência, além de uma possível transferência dos ambulatórios locais para os municípios.

“A idéia é continuar dando o atendimento, mas com outra clientela. A área de saúde da Unicamp deverá se restringir a prestar um atendimento terciário e quaternário à população, de acordo com suas atribuições”, explica. Os organizadores do evento, os médicos Ivan Toro (superintendente do HC) e Mary Ângela Parpinelli (diretora do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Caism) já discutem as novas formas de implantar essas mudanças.

O superintendente do HC Ivan Toro falou com a imprensa sobre a importância do evento

O Fórum discutiu políticas públicas para o setor de saúde. Trata-se do quarto encontro em que já foram abordados Agronegócios, Arte e cultura, Conhecimento e tecnologia de informação. Em breve, haverá um fórum sobre energia e ambiente e Empreendedorismo. Os encontros são promovidos pela Coordenadoria Geral da Universidade – CGU e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais – Cori.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com Isabel Gardenal – ASCOM