Semana de Enfermagem promove integração na área da saúde

O Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp promove a Semana de Enfermagem entre os dias 13 e 17 de maio nos anfiteatros do HC e do CAISM. O evento é organizado pelo departamento junto com a Divisão de Enfermagem do CAISM, Faculdade de Enfermagem, CECOM, Gastrocentro, Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). O HC conta com mais de 1.420 funcionários de enfermagem e o CAISM cerca de 480, juntos, os hospitais reúnem quase 2 mil profissionais.

A abertura do evento acontece na segunda-feira (13) a partir das 9 horas e na seqüência os participantes assistirão à palestra do Prof. Dr. Mauro Antonio Silva, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) sobre a importância da consciência profissional. A programação de todo o evento é idealizada a partir do tema escolhido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e as atividades serão oferecidas em diferentes horários, para garantir que os funcionários de todos os turnos possam participar. O evento é aberto a todos os funcionários da área da saúde da Unicamp, incluindo CECOM, Gastrocentro e Hemocentro.

“A partir do tema divulgado pela ABEn, as equipes de enfermagem do HC e do CAISM se reuniram para pensar no programa de atividades, destacando a importância da gestão e liderança”, conta a Enfª. Flora Marta Giglio Bueno, diretora do Departamento de Enfermagem do HC. Ela enfatiza que além do cuidado com o paciente, o profissional de enfermagem merece atenção, pois precisa cuidar de si mesmo. Isso é determinante para a qualidade da assistência oferecida.

Para a enfermeira Rosângela Higa do CAISM a realização do evento é uma conquista, “estabelecer essa parceria para organizar um evento dessa dimensão é muito positivo”. Ela explica que só o fato dos funcionários de ambos os hospitais saírem da sua rotina de trabalho para assistir as palestras em outro local já contribui para a integração. “Nossa expectativa é que ao promover uma pausa no trabalho e realizar uma reflexão, vamos conscientizar cada vez mais os nossos profissionais sobre a importância do cuidado com o paciente”, completa Flora.

Integração

As práticas integrativas, que compõem grande parte do programa de atividades, já são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como uma Política Nacional. “Os próprios enfermeiros têm se qualificado e oferecido diferentes atividades para os pacientes, colegas de profissão e colaboradores da área da saúde”, explica Rosângela. Entre as opções estão a auriculoterapia e a massagem relaxante. O espaço para essa troca de conhecimento se consolida durante a semana e resulta no Fórum, promovido no último dia da semana (17) no Centro de Convenções da UNICAMP.

Fórum

O fórum deste ano tem como tema os “Desafios da Gestão em Enfermagem” e já está com as inscrições encerradas. Com mais de 600 inscritos, a organização do evento vai disponibilizar salas para transmissão simultânea das palestras e debates. O programa tem palestrantes da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Escola de Enfermagem da USP, Departamento de Enfermagem do HC, Universidade Federal do Paraná, Hospital Sírio Libanês e Divisão de Enfermagem do CAISM.

Essa é a primeira vez que o tema em discussão é a gestão em enfermagem. Para Flora, o assunto tem grande impacto e um exemplo é o número de interessados em participar, recorde em relação as edições anteriores.

Prêmio Ryoko

Na sexta-feira (17) o vencedor da 1ª edição do prêmio Ryoko Tsuda Bellentane será premiado. Criado em 2012, o prêmio tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de trabalhos criativos, como também a divulgação das atividades exercidas pelos funcionários de enfermagem do HC. A Comissão de Marketing do Departamento de Enfermagem convidou também as diferentes áreas de enfermagem do hospital para exporem trabalhos lúdicos que representam o que cada serviço representa para a sociedade. Os trabalhos serão avaliados e divulgados em frente à capela do 3º andar do HC.

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner  –  Assessoria de Imprensa HC