Semana do Idoso no Hospital de Clínicas terá atividades variadas

O Ambulatório de Geriatria do HC da Unicamp, Serviço Social do hospital e Liga de Geriatria irão promover, de 30 de setembro a 2 de outubro, a Semana do Idoso “Saudável na Velhice”. Realizada desde 2004 no HC, esta semana tem como principal objetivo prestar esclarecimentos aos idosos não só em relação à saúde, mas também ao convívio social, através de palestras, oficinas, atividades físicas e apresentações artísticas, explica Maria Elena Guariento, médica do departamento de clínica médica e uma das coordenadoras do evento. A semana é alusiva ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

A abertura do evento, na manhã do dia 30, acontece nos espaços de espera de consultas dos ambulatórios das diversas especialidades no 2° e 3° andar do HC. Profissionais da saúde irão discutir os direitos da classe e distribuirão o Estatuto dos Idosos. Em seguida haverá a Oficina Anti Quedas, que envolve docentes e alunos de graduação da universidade e serão oferecidas também atividades físicas para os interessados. No dia seguinte o evento é retomado logo no início da manhã com a palestra “Estilo de Vida Saudável na Velhice”, ministrada por Maria Elena Guariento, no anfiteatro do hospital.

“Nós da área da saúde precisamos esclarecer o idoso, seus cuidadores e familiares como prevenir enfermidades, como melhorar a qualidade de vida desta população. Mostrar-lhes que essa fase não é apenas um acréscimo de anos, mas que pode ter muita qualidade com um estilo de vida mais saudável. Além disso, nos propomos também a orientá-los quanto ao que há de mais atual na legislação brasileira no que diz respeito ao idoso na sociedade”, afirma Maria Elena. Ainda segundo a médica, a adesão dos idosos tem sido cada vez maior, e o que é trabalhado na semana reflete no tratamento e dia-dia destas pessoas. “O esclarecimento ajuda muito na prevenção de queda e conseqüentemente fraturas, melhora a relação e o cuidado entre acompanhantes e idosos, observamos em nossos pacientes esse retorno positivo da semana”, conclui.

A Semana do Idoso do HC conta com uma equipe multiprofissional. De acordo com Maria Elena, isto se faz tendo em vista a multidisciplinaridade, em que as diferentes especialidades buscam estabelecer uma interface comum para melhorar a assistência ao idoso. Também estarão presentes membros do evento membros do Centro de Referência dos Idosos e do Conselho Municipal de Idoso de Campinas. Pacientes, acompanhantes e quem se interessar pode participar da semana. Veja a programação.

Caius Lucilius e Marita Siqueira
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp