Superintendente do HC preside 6ª Conferência Estadual de Saúde

O superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, professor Manoel Barros Bértolo coordenou nesta quarta-feira (31-08), a abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece até hoje, no centro de Convenções do Hotel Fazenda Vale do Sol, na estância hidromineral de Serra Negra. O evento que nesta edição traz o tema “Todos usam SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, reúne mais de 1000 participantes entre delegados representando os usuários, trabalhadores e gestores de todo o Estado de São Paulo.

O superintendente Manoel Bértolo foi convidado em março pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para coordenar a preparação da sexta edição da conferência e atendeu prontamente. “Como gestor de uma instituição hospitalar pública e universitária, presidir um evento dessa magnitude, desde a formatação até a efetiva realização, é de um imenso aprendizado já que traz nessa edição um eixo de discussões sobre o acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, enfatizou Bértolo.

Nesta quinta-feira (01-09), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou do evento, juntamente com Manoel Bértolo e o prefeito de Serra Negra Antonio Luigi Ítalo Franchi e falou sobre a valorização do SUS e os programas do Ministério da Saúde. Na conferência, os participantes se dividem em plenárias para debater cerca de 300 propostas aprovadas durante as conferências regionais de Saúde realizadas em todo Estado e que precederam à conferência estadual. Na 6ª Conferência Estadual de Saúde, as deliberações aprovadas serão apresentadas de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília, durante 14a Conferência Nacional de Saúde.

A Conferência Estadual de Saúde é coordenada pelo Conselho Estadual da Saúde (CES), instituído pela Lei 8.356, de 20-7-93. É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, conforme determina o artigo 221, da Constituição do Estado de São Paulo. Em conformidade com as disposições estabelecidas nas leis 8.080, de 19-9-90, e 8.142, de 28-12-90, o CES é instituído como instância colegiada máxima, deliberativa e de natureza permanente.

O Conselho Estadual de Saúde tem por finalidade deliberar sobre: a política de saúde do estado; a direção estadual do SUS; o regimento interno do CES e assuntos a ele submetidos pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos seus conselheiros.

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp