Titular da Urologia assume Departamento de Cirurgia

O professor Ubirajara Ferreira, responsável pelo setor de Urologia Oncológica, assumiu nesta terça-feira (24-04), a chefia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, sucedendo Cláudio Coy. A transmissão de cargo, para um mandato de quatro anos, ocorreu no auditório do departamento com a casa cheia. Ubirajara Ferreira estava acompanhado da esposa e de uma filha.

Cláudio Coy iniciou seu discurso destacando a gestão equilibrada no período e a boa interlocução com as disciplinas e com a superintendência do HC. “Foi uma experiência enriquecedora e um privilégio. Mesmo com o déficit de contratações os serviços não diminuíram, pelo contrário cresceram com ambulatórios e novos procedimentos”, relatou Coy.

O final do discurso de Coy foi dedicado às funcionárias Lenice, Estela e especialmente para Maria, a secretária mais antiga e prestes a se aposentar depois de mais de 30 anos no departamento. “Sou testemunha de como ela incentiva a progressão de carreira de todos que passam por aqui. Uma pessoa muito especial e que já está deixando saudades”, disse Coy.

Ubirajara Ferreira é o primeiro urologista a assumir o departamento e lembrou em sua apresentação que “este é um departamento de muita tradição, união, respeitado e com boas representações dentro e fora da Universidade”. Apesar das dificuldades externas que estão ai, afirmou que é uma honra assumir um cargo que já foi ocupado por “sábios” como Renato Giuseppe Giovanni Terzi, Nelson Andreolo, Joaquim Bustorff entre outros.

O novo chefe explicou que sua gestão atuará mantendo o padrão que vinha sendo realizado por seus antecessores, atento as novas abordagens tecnológicas para as cirurgias, inclusive apoio à superintendência na viabilização de um sistema de robótica. “Agradeço aos que me escolheram e preciso dizer que o cirurgião tem coronárias diferentes, frente a decisões muito vezes inesperadas que ocorrem em uma sala cirúrgica”, finalizou Ferreira.

Ubirajara Ferreira iniciou a residência de cirurgia geral e urologia em 1981. No início de 1984, ao terminar a residência, foi fellow de urologia por quase 2 anos dos serviços de Hamburgo e Mainz, na Alemanha. Ao voltar, no início de 1986 assumiu a coordenação do Serviço Cirúrgico do Transplante Renal, fundando a Central de Captação de Órgãos do hospital.

Em 1988 defendeu o mestrado e em 1989 o doutorado. Nos anos 90 assumiu a chefia do Centro Cirúrgico e também foi o preceptor da Residência Médica da FCM. Em seguida tomou frente da Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia. Foi membro da Comissão de Ética do HC da Unicamp por dois anos. Em 1995 se tornou Livre Docente e é professor titular desde 2006.

Passou a ser responsável pelo setor de Urologia Oncológica, se tornando professor Titular na área. Atualmente, se dedica a formar novos profissionais e a aperfeiçoar o setor administrativo da Disciplina de Urologia, que esteve à frente na gestão 2015/16.

Ainda na Urologia Oncológica, o foco tem sido as pesquisas de nível internacional sobre tumores urológicos, que recentemente teve um artigo aceito para publicação na revista médica de maior prestigio e impacto no mundo, a New England Journal of Medicine. A pesquisa multinstitucional internacional é sobre o uso da enzalutamida nos pacientes portadores de câncer prostático recidivante.

Caius Lucilius com Beatriz Bittencourt – Assessoria de Imprensa HC